Acontece em Toledo, no próximo dia 25 de março, a 9° Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. O evento acontecerá no Teatro Municipal de Toledo, às 9h e às 14h, e é uma realização da Universidade Federal Fluminense, Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura e Governo Federal com o apoio da Fundação Euclides da Cunha e Centro Técnico. A Mostra tem o objetivo de fomentar as mais diversas linguagens culturais existentes através do projeto Democratizando.
O evento vem ao encontro da proposta do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e de acordo com o Assessor Técnico da Secretaria de Cultura, Ivan Perón, a ocasião serve para criar um público admirador de filmes alternativos. “Isso é uma política de acesso à linguagem cinematográfica que busca criar um público para o cinema orgânico e não-comercial de qualidade” declarou Ivan.
Assim como todos os selecionados, Toledo foi selecionada através de um processo de seleção da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, e receberá em seu ponto de exibição, os kits elaborados pela produção da Mostra, que contêm obras que buscam suscitar o debate sobre os Direitos Humanos em âmbito nacional.
Kit
O kit Democratizando já foi entregue ao município de Toledo, e contém camisa, bolsa, bloco de notas, caneta, catálogo do evento e o encarte com três DVDs. Os filmes enviados estão em formato digital, e tem como opção a utilização de “closed caption” e audiodescrição, além de legendas em árabe, espanhol, inglês, francês e mandarim.
As obras que compõem os kits são “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa; “Cabra Marcado pra Morrer”, de Eduardo Coutinho, “Pelas Janelas”, de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos; “Que Bom te Ver Viva”, de Lúcia Murat; “Rio Cigano”, de Júlia Zakia; e “Sophia”, de Kennel Rógis.