Nesta terça-feira (03) uma comitiva da cidade de Xanxerê, do estado de Santa Catarina, esteve em Toledo com o objetivo de visitar a Incubadora de Indústrias do município a fim de levar a experiência toledana para os xanxerenses. Fizeram parte da comitiva o Presidente do Legislativo, Wilson Martins dos Santos, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Neimar Brusamarello, o presidente e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (Acix), Oscar Martarello e Irineu Altissimo, respectivamente, além do assessor de imprensa da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Rodinaldo de Oliveira.
Os visitantes foram acompanhados pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo de Toledo, José Augusto de Souza, e pelo diretor de Indústria e Comércio, Jozimar Polasso. José Augusto explicou que a Incubadora possui três incubadoras que abrigam nove empresas, todas no ramo de confecções. Estas empresas ocupam espaços durante um período de sete anos, determinado pela lei. “Neste período elas se estruturam e podem montar seus espaços com recursos próprios ou com algum incentivo da própria prefeitura”, declarou José Augusto.
O secretário ainda explicou que, passado este período, as empresas devolvem os espaços para que sejam liberados para outras indústrias que desejarem se instalar. “É um período suficiente para que elas possam se estruturar e andar com as próprias pernas”, complementou o diretor Jozimar Polasso.
O proprietário da empresa Unitol, especializada em uniformes profissionais, disse aos visitantes que se não fosse a incubadora talvez não estivesse no mercado ainda. Depois de sete anos e já se preparando para andar com as próprias pernas, o empresário iniciou com apenas um funcionário, hoje são 45 famílias que dependente diretamente da empresa.
“Xanxerê precisa urgentemente pensar em incentivar e atrair indústria, para que seja gerado mais emprego e renda, dessa forma o município poderá pensar em fazer investimentos maiores. Nós queríamos conhecer uma incubadora de empresas, então consultamos diversas instituições e através do SEBRAE também, soubemos que Toledo tinha uma incubadora destaque em um modelo que deu certo”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Neimar Brusamarello.
Segundo ele, a visita foi muito boa, “fomos muito bem recebidos por todos, foi uma troca de experiências extremamente importante e a gente fica muito feliz em poder estar aqui, conhecendo aquilo que é sucesso. O município de Toledo pode ser um exemplo para Xanxerê, neste processo de industrialização”, declarou Brusamarello.
O presidente do legislativo xanxerense, Wilson Martins dos Santos, disse estar satisfeito com a visita ao município de Toledo, “podemos conhecer a realidade de um município que vem crescendo muito em virtude da industrialização. Temos que pensar Xanxerê para o futuro, atraindo novos investidores para que possamos dar um salto no crescimento do município”, declarou o presidente.
Wilson Martins disse que foram surpreendidos pela forma com que a Administração de Toledo trata do assunto. “Já vínhamos com uma certa expectativa e ela só aumentou diante da experiência vivida aqui em Toledo. A forma de implantação, forma de suporte, certamente a gente vai buscar implantar um modelo semelhante no nosso município, finalizou o presidente.
Pelanka recebe visitantes
Os visitantes foram recebidos no paço municipal pelo vice-prefeito Adelar Pelanka, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT), Luiz Eduardo Guaraná e pelo vereador Adriano Remonti. A comitiva assistiu a um vídeo institucional mostrando o crescimento industrial do município, bem como as ações que são promovidas por Toledo no incentivo as indústrias. Também tomaram conhecimento do calendário de eventos, das festas gastronômicas e de como está situada a cidade. Pelanka destacou os investimentos que o município faz com as comunidades do interior, principalmente por meio do programa de Rodovias Rurais. O vice-prefeito explicou ainda o modelo de gestão democrática que valoriza a participação popular na aplicação dos recursos públicos por meio do programa do Orçamento Participativo.
“Ficamos felizes com essa visita e saber que nos escolheram como espelho para sua administração. Nossas portas estão abertas e à disposição para mostrar as ações do município e também para essa troca de experiências, pois a comitiva veio buscar coisas boas e acabaram trazendo também boas informações e experiências na área de desenvolvimento que podem ser úteis para nossa região”, avaliou Pelanka.
O vereador Adriano Remonti reforçou o modelo de gestão adotado e convidou a comitiva a conhecer as estruturas da Câmara de Vereadores de Toledo. Na ocasião o presidente da ACIT esclareceu as dúvidas dos visitantes sobre o funcionamento das cooperativas de crédito que atuam em Toledo. Depois da conversa com o vice-prefeito, a comitiva visitou algumas estradas do interior que foram asfaltadas e em seguida retornou para Xanxerê.