Valorizar e preservar a história de Toledo, por meio do reconhecimento aos que primeiro chegaram e com a força de trabalho construíram um município prospero e com qualidade de vida. Esse é o objetivo do 28° Encontro de Pioneiras e Pioneiros de Toledo. O evento, organizado pela Secretaria de Cultura, está programado para acontecer no dia 27 de março, a partir das 9h30, no Toledo Futebol Clube (Toledão). A expectativa é que aproximadamente 700 pessoas da confraternização.
Em 2015 a atividade comemora os 69 anos da chegada da primeira caravana de desbravadores vindos de São Marcos, no Rio Grande do Sul, em 1946. A programação do Encontro contará com culto ecumênico, almoço, ato solene, apresentação artística e matinê.
Segundo a coordenadora do Museu Histórico Willy Barth, Rejane Fleck Rauber, todas as pioneiras e pioneiros e acompanhantes são convidados para participar do evento. “Nós já fizemos contato telefônico confirmando os endereços com os pioneiros e seus representantes, para o envio do convite, no qual constará a data de retirada do ingresso”, explica. Os convites serão entregues pessoalmente no interior. Já os pioneiros que residem na cidade devem retirar o convite na sede do Museu, no Centro Cultural Oscar Silva, localizado no centro de Toledo.
Rejane ainda comentou que a comemoração da data com o almoço é uma forma de o Governo Municipal homenagear as primeiras pessoas que chegaram ao município. “Dessa forma, mostramos o quanto essas pessoas são importantes para Toledo, e que tudo o que fizeram ajudou o município a ser o que é hoje”, complementa. Rejane ainda comentou que durante a festa serão recordadas histórias do passado e ressaltada a importância dos desbravadores.
Pioneiros
São consideradas pioneiras as famílias que chegaram em Toledo até o ano de 1954. A coordenadora do Museu Histórico Willy Barth, Rejane Fleck Rauber, explicou que todos os desbravadores que se instalaram no município até esta data entram no hall de pioneiros. “Temos diversos cadastros no Museu e, caso alguém, que se mudou para Toledo até este ano e ainda não possui este registro, se dirija até o Museu para registrarmos e que eles possam participar deste evento”, salientou.
História
No dia 27 de março de 1946 chegou a primeira caravana de desbravadores ao município, instalando-se às margens do Rio Toledo, onde está localizado hoje o Parque dos Pioneiros. Aproveitando a proximidade com a água, os desbravadores montaram acampamento no local e aí mesmo construíram as primeiras casas.
A primeira leva de exploradores, comandada pelo pioneiro Zulmiro Antônio Ruaro, considerado fundador de Toledo, era formada por 14 homens, vindos de São Marcos, no Rio Grande do Sul. Eles levaram 38 dias para chegar a Toledo, destes, oito de Toledo a Cascavel, onde vieram percorrendo a linha telegráfica, abrindo picada na mata.
Zulmiro Ruaro, irmão de Alfredo Paschoal Ruaro, diretor da Colonizadora Maripá, comprou a Fazenda Britânia, uma enorme colônia de terras, que deu origem a Toledo e outros municípios da região, como Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Maripá, entre outros. A Fazenda Britânia era uma vasta colônia de terras, que se estendia até o rio Paraná, entre outras confrontações, desabitada. Na região, antes da colonização, as áreas eram aproveitadas para a exploração da erva mate.
Os 14 pioneiros que desembarcaram em Toledo foram Zulmiro Antônio Ruaro, Orlando Cambruzzi Thomé, Juvenildo Lorandi, José Drago, Ângelo Gobbi, Antônio Scain, José Scain, Marcílio Molon, Mansueto Molon, Gregório Spacin, Atalípio Bohnen, Avelino Pretto, Ivo Zago e Pedro Rodolfino.