A Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias de Toledo intensificou mais uma vez as ações de combate à Dengue após confirmação de mais casos nesta quarta-feira (04). Até agora já foram 48 notificações e 10 casos confirmados no município. As ações consistem em bloqueio mecânico em toda a região dos bairros em que foram registrados casos da doença e já nesta quarta-feira foi realizado o bloqueio químico.
O supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, demonstrou preocupação com a confirmação, já que oito dos casos é autóctone e apenas dois são importados. “São mais dois casos autóctones, ou seja, as pessoas contraíram a doença aqui mesmo em Toledo. Isso preocupa, pois sabemos que, se a população não tomar os cuidados necessários de eliminar os focos do Aedes Aegypt, o vírus vai se espalhar”, afirmou. Taylon também ressaltou que tanto a dengue, quanto a chikungunya podem ser contraídas pelo mesmo mosquito.
Dos casos já confirmados, um foi notificado no Jardim Independência, um no centro, um no Jardim Panorama, um no Jardim Europa e seis no Jardim Concórdia. “Orientamos a população desse bairro e de todos os outros também, para que redobrem os cuidados nesse período do ano. Temos previsão de chuva e calor excessivo, que são as condições ideais para o mosquito se desenvolver”, comentou Taylon. O coordenado também frisou que, no caso de identificar os sintomas, deve-se procurar uma unidade de saúde e fazer os exames laboratoriais o mais rápido possível.