Com o intuito de fortalecer os vínculos entre as turmas e fazer a acolhida dos novos integrantes, o programa Florir Toledo realiza, nesta sexta-feira (06) no Ginásio de Esportes Alcides Pan, uma atividade recreativa com os participantes do projeto. O Florir Toledo é um programa de fortalecimento de vínculos comunitário e familiar, oferecido pela Secretaria de Assistência Social vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social III (CRAS III), no Jardim Coopagro.
Segundo o Coordenador do programa, Oseias Soares dos Santos, o objetivo das gincanas - organizadas em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) - é unir as duas turmas do Florir Toledo e fazer os novos integrantes permanecerem no projeto. “Essas atividades, que foram sugeridas e contaram com o apoio da professora Márcia Spies da SMEL, buscam a união das turmas matutinas e vespertinas do Florir Toledo. Assim, mostramos que o Florir é um único grupo em que todos nós somos iguais. É uma forma de quebrar os acanhamentos e juntar os grupos”, declarou Oseias. As atividades do Florir Toledo funcionam das 8h às 11h15, no período da manhã, e das 13h30 às 16h45 no período da tarde.
As dinâmicas tiveram início às 8h e seguem até as 14h, onde serão feitas gincanas esportivas não olímpicas que são praticadas de forma solta e que os jovens ainda não conhecem, como o esporte base de quatro, além de jogarem futsal. Após o término dos jogos, os jovens irão ter um momento livre para que possam conversar enquanto bebem um saboroso tererê feito por eles mesmos.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Marli Gonçalves Costa, o evento serve para que os jovens possam confraternizar e se identificar mais ainda com o projeto. “O evento de hoje é importante para que os jovens não percam o interesse pelo projeto e para que se identifiquem cada vez mais e tenham uma maior vinculação com o Florir” falou Marli.
Conforme um dos integrantes do programa, Fernando Almeida, de 15 anos, o Florir é um programa que propõe grandes oportunidades. “O Florir Toledo está sendo muito bom para a minha formação cidadã. Como sou o jovem que participa a mais tempo do Programa, já estou sendo encaminhado ao mercado de trabalho”, comentou Fernando, que já tem o certificado nos cursos de informática, farmácia e que está quase concluindo o curso de eletricista de automóveis, todos promovidos pelo Florir Toledo.
Para uma das novas integrantes, Thierli Emanoely, o Florir Toledo é uma boa experiência para o futuro. “Aqui eu aprendo com disciplina e experiência de cursos. Essa atividade de hoje nos influencia para a prática de esportes, já que auxiliam na promoção da saúde”, falou Thierli.
Entre as diversas ações, o Florir Toledo em parceria com a SMEL oferece aos participantes do projeto, atividades regulares de natação, capoeira e arco e flecha.
O coordenador do Florir Toledo, Oseias Soares dos Santos, alertou ainda, que a demanda para participar do programa está sobrecarregada. “Nós pedimos aos pais dos jovens que querem inscrever os seus filhos, que por favor, aguardem a abertura de novas vagas. No momento, o projeto está sem vagas e já estamos atendendo acima da demanda, devido ao baixo nível de desistência dos alunos”, disse Oseias. O coordenador também frisou que há um planejamento para que o programa seja ampliado ainda este ano. “Nós já estamos planejando a ampliação do programa em 2015. Com isso, estaremos atendendo a mais jovens sem dificuldades”, concluiu.