O combate à Dengue em Toledo não para. Na próxima semana, de 9 a 13 de março, a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias de Toledo realiza o 2° Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do ano. O objetivo é mapear os focos de infestação para planejar ações específicas de combate. Com 52 notificações e 10 casos confirmados no município, a Prefeitura já atua com ações de bloqueio mecânico e bloqueio químico na região dos bairros em que foram registrados casos da doença.
Segundo o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, além das ações dos agentes é necessária a colaboração da população. “Estamos tendo muitas chuvas e calor, clima propício para proliferação do Aedes aegypti, que também transmite a chikungunya. Estamos trabalhando incessantemente no combate a doença, mas é necessário que a população colabore limpando os terrenos ao menos uma vez por semana”.
Pereira destacou que as visitas estão sendo priorizadas devido às chuvas, mas após o resultado do LIRAa a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias deverá retomar os mutirões de limpeza. “Vamos intensificar ainda mais as ações para garantir que Toledo não registre novos casos de Dengue”
Histórico
Dos casos já confirmados, um foi notificado no Jardim Independência, um no centro, um no Jardim Panorama, um no Jardim Europa e seis no Jardim Concórdia. “Orientamos a população desse bairro e de todos os outros também, para que redobrem os cuidados nesse período do ano. Temos previsão de chuva e calor excessivo, que são as condições ideais para o mosquito se desenvolver”, comentou Taylon. O coordenado também frisou que, no caso de identificar os sintomas, deve-se procurar uma unidade de saúde e fazer os exames laboratoriais o mais rápido possível.