O projeto que viabiliza repasse financeiro pelo Programa Esporte Cidadão 2015/2016, da Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL), foi aprovado nesta segunda-feira (09) pelos vereadores durante a sessão oficial da casa legislativa de Toledo. O programa tem, como objetivo, auxiliar as entidades toledanas que oferecem práticas esportivas que não são atendidas diretamente pela SMEL. O projeto deste ano prevê o repasse para dez entidades e ainda na realização de quatro eventos no município.
Segundo a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, as entidades beneficiadas enviaram solicitação do apoio através de edital. “Para participar do Esporte Cidadão, as entidades devem ser consideradas oficiais no estado do Paraná ou então, consideradas de utilidade pública pela Câmara Municipal e comprovarem o atendimento social gratuito”. Marli ainda afirmou que, com o projeto aprovado pela Câmara, o documento será encaminhado para a Assessoria Jurídica do município, para que em breve seja feita a sua assinatura oficial.
Esporte Cidadão
Desde 2013, quando o programa foi criado, o município já realizou o repasse de quase R$ 400 mil para as associações. Neste ano, o repasse será de quase R$250 mil. Entre as entidades beneficiadas neste ano estão a Associação Toledense dos Atletas em Cadeiras de Rodas (ATACAR), Associação dos Amigos e Atletas do Futsal Feminino de Toledo (AFETO), Associação de Bochas de Toledo, Ação Social São Vicente de Paulo, a Associação de Bolão de Toledo, Associação Correr Toledo, Associação de Basquetebol Toledano Amor e Compromisso (ABATAC), Clube Toledense de Ciclismo, Rotary Clube Toledo (Meia Maratona) e Moto Clube de Toledo.
A Taça Toledo de Futebol Sete 2015 e 2016, o Campeonato de Futebol do Jardim Panorama I e do Panorama II e o Campeonato Municipal de Futebol Amador também recebem o apoio do Esporte Cidadão em sua realização. A secretária Marli afirmou que o repasse significa bastante para algumas entidades, seja na realização de eventos, arbitragem, manutenção de programas, compra de materiais e premiações, uniformes e o transporte para competições oficiais.
Segundo ela, o programa ainda auxilia na política do município que promove a descentralização de atividades. “É muito importante abrangermos o maior número de pessoas possível e com qualidade. Estamos trabalhando para abrangermos todas as modalidades e oferecermos a possibilidade de participação em eventos e atividades esportivas, recreativas, de lazer e entretenimento, da criança ao idoso, em todos os territórios de Toledo”, concluiu.