A conscientização da população de que o combate ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor da Dengue e da chikungunya, é um dever de todos é um dos objetivos da Coordenadoria de Combate e Controle às Endemias, da Secretaria de Saúde de Toledo. Pensando nisso, a equipe do setor está realizando um trabalho, em parceria com a Secretaria de Educação (SMED), nas escolas onde há turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, a ação consiste em atividades educativas, como palestras e entrega de folders que informam acerca do trabalho realizado pelos Agentes de Combate as Endemias (ACE), a situação epidemiológica do município e as atividades de prevenção contra a Dengue. “Vamos abranger cerca de 120 alunos em sete instituições, com o objetivo principal de promover a conscientização e para que eles se tornem multiplicadores dessas informações”.
Taylon ainda ressaltou que, se a população estiver ciente que os cuidados são simples e que devem ser tomados por todos, os números de casos poderão se manter baixos. “Sem a colaboração de cada um, não vamos conseguir combater o mosquito. Precisamos que todos façam a sua parte, de forma que as ações se somem as dos ACEs em um combate muito mais efetivo”, afirmou.
A secretária da Saúde, Denise Campos, confirmou a importância da ação intersetorial promovida em parceria com a SMED. “Estamos na época em que a proliferação do mosquito é mais propícia, com bastante chuva e calor. Por isso todas as ações da equipe de Controle e Combate às Endemias estão intensificadas. Com essa atividade com a SMED podemos ampliar ainda mais o público consciente da importância dos cuidados”, lembrou.
Denise também comentou a importância da realização imediata da notificação na Unidade Básica de Saúde (UBS), caso algum sintoma da doença seja identificado. “Assim que uma notificação é recebida os Agentes de Combate às Endemias vão até a região notificada para realizar o bloqueio imediato. Dessa forma, é evitado que os mosquitos se proliferem ainda mais e o surgimento de mais casos”, concluiu.
Programação
A ação de conscientização com os alunos do EJA já foi realizada na Escola Municipal Anita Garibaldi, no Centro Catequético do Jardim Europa e na Escola Municipal Norma Belotto.
Na quinta-feira (12) a ação acontece na Escola Municipal João Carlos Treis. Já na terça-feira (17) os alunos da Escola Municipal Carlos Friedrich recebem a atividade e na quinta-feira (19) é a vez da Escola Municipal Henrique Brod. A última ação está prevista para o dia 24, terça-feira, na Escola Municipal Waldir Becker.