A descentralização das atividades foi uma das metodologias utilizadas pela Secretaria de Política para Mulheres (SPM) para a realização das ações do Mês da Mulher. Nesta quarta-feira (11), por exemplo, uma atividade aconteceu com as mulheres da comunidade de Novo Sobradinho. Em parceria com a Secretaria de Saúde, a SPM abordou assuntos com o tema “Valorização e autonomia das mulheres em todos os espaços públicos”.
O momento foi marcado pela roda de conversa e repasse de informações sobre as relações de gênero, que são consideradas como tabus pela sociedade desses locais. “As relações de gênero do interior ainda reproduzem muito do machismo e do patriarcado e de uma maneira muito mais contundente e conservadora. Por isso é importante levarmos atividades desse tipo até elas, já que muitas vezes elas não têm disponibilidade de se deslocar até a sede do município para ter acesso aos programas e ações”, comentou a secretária da SPM, Jaqueline Machado.
Jaqueline ainda afirmou que pequenas ações como essas podem contribuir para iniciar ou aprofundar essa discussão em alguns espaços disponíveis. “A administração pública deve se colocar a disposição e estar nesses espaços, porque somente a partir do diálogo que podemos construir uma outra perspectiva de relação entre mulheres e homens, ressaltou.
A assistente social da Secretaria da Saúde, Loiva Bortolanza, destacou a importância da ação realizada em parceria com a SPM. “Nós entendemos que muitas vezes a mulher é o pilar da família e quando ela está bem consigo mesma, ela pode reproduzir isso na família”. Ainda segundo Loiva as atividades são efetivas. “Percebemos que, mesmo devagar, essas ações são resultado. Melhorar a auto-estima, valorização e passar informação é a melhor maneira de cuidar da saúde da mulher toledana”, finalizou.
Para a moradora de Novo Sobradinho, Ivete Preussler, a atividade é importante para que se possa melhorar a cultura das pessoas. “Sabemos que não vai ser de uma hora pra outra que as pessoas vão entender esse assunto, principalmente com as pessoas mais de idade. Viemos de famílias tradicionais, com conceitos fortes formados, mas com certeza as próximas gerações já vão ter isso bem resolvido”, comentou.
Outras atividades
Nas ações do Mês da Mulher desta quarta-feira (11) também aconteceu uma oficina no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Panorama. Participaram da ação as famílias que fazem parte do programa Cidadania e Segurança Alimentar. A atividade é uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família.
Segundo a secretária da SPM, Jaqueline Machado, um diálogo foi estabelecido com as famílias participantes sobre as questões de gênero e cidadania. “Também falamos sobre o mês da mulher e as atividades que estamos realizando durante todo esse período”, comentou.