O prazo final para o pagamento do Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) ocorreu na última terça-feira (10). Os cidadãos que ainda não efetuaram o pagamento têm até o dia 30 de março para ficarem quites com o compromisso sem nenhum juro. Aproximadamente 33% da população fez o pagamento à vista, totalizando quase R$ 9 milhões, enquanto 30% da população efetuou o pagamento da primeira parcela do imposto.
De acordo com o Diretor do Departamento de Receita, Jaldir Anholeto, muitos cidadãos deixam para pagar o IPTU até o dia 30 de março. “Muitos indivíduos deixam para pagar o IPTU até o fim mês, assim, ainda aproveitam o pagamento sem nenhum juro” relatou Jaldir, que ainda frisou sobre os juros que serão cobrados para os pagamentos efetuados após o dia 30. “Quem não contribuir com o imposto até o fim do mês de março estará sujeito a juro de 1% ao mês” comentou.
Jaldir também alertou os contribuintes que estão inadimplentes com o imposto. “17% dos contribuintes estão inadimplentes com o IPTU. Aos que devem o IPTU de 2009, 2010 e 2011, esse ano, por força de lei, estaremos fazendo a execução judicial dessa dívida ativa. Não podemos correr o risco de prescrever o crédito tributário, pois sofreremos sanções caso isso aconteça” concluiu.