No dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data serve como alerta para toda à população sobre os perigos da enfermidade e os riscos de transmissão. Para debater o assunto, na terça-feira, 24 de março, às 15h, acontece uma palestra sobre a doença no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo. A palestra é aberta à comunidade, tendo como público-alvo, todos os profissionais da área de saúde e estudantes dos cursos voltados à área. Todos os municípios da 20ª Regional de Saúde estão convidados.
O que é a doença, quais os tipos de Tuberculose e a transmissão entre os assuntos que serão tratados na palestra ministrada pelo médico Fernando Pedrotti, que trabalha com pacientes tuberculosos. Segundo a diretora de Vigilância de Saúde, Clarice Terezinha Escher, é fundamental tratar do contágio da doença. “Quando se tem um paciente com tuberculose, o tratamento se estende aos ‘comunicantes’, que são as pessoas com quem o paciente tem contato, como familiares, por exemplo. Além de falar sobre como a doença pode ser transmitida e os mecanismos de prevenção, também se deve atentar para o fato de que alguém desse círculo de contato já pode estar com Tuberculose. Daí a necessidade de realizar exames para averiguar cada caso”, explicou.
Clarice ainda ressaltou a existência da tuberculose em vários órgãos do corpo humano, como rins, coração, cérebro, entre outros, não somente a pulmonar como a maioria das pessoas conhece.
Atendimento aos pacientes na rede municipal
O serviço de atendimento aos pacientes do Programa de Hanseníase e Tuberculose em Toledo acontece na Rua Doutor Ciro Fernandes do Lago, 315, na Vila Pioneiro, anexo à Unidade Básica de Saúde Doutor Jorge Nunes, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. No local acontecem as consultas médicas e acompanhamento fisioterápico e de enfermagem voltados ao tratamento destas duas enfermidades. Ao todo 14 pacientes de tuberculose são acompanhados.