Adolescentes atendidos pelo Projeto Florir Toledo realizaram, na quarta-feira (11), uma visita ao 4º Grupamento de Bombeiros de Toledo. A atividade faz parte do Projeto Cidadania, que prevê o conhecimento das instituições públicas do município de Toledo. Na ocasião os adolescentes puderam conhecer a estrutura da corporação e ainda receberam orientações sobre o atendimento e primeiros socorros. A secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Marli Gonçalves Costa, acompanhou a visita, juntamente com o coordenador do Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos.
Oséias explicou que esse projeto é organizado pela Oficina de Cidadania ministrada pela educadora social Bibiana Maria França, dentro do Florir Toledo. “O objetivo dessa atividade é formar o conceito de cidadania nos jovens atendidos pelo projeto e prevê a visitação de vários espaços públicos, como a prefeitura, câmara de vereadores, o poder judiciário. O começo pelo Corpo de Bombeiros foi uma escolha dos adolescentes por ser uma das instituições reconhecidamente mais respeitadas que temos”, explicou o coordenador.
O Subtenente do 4º Grupamento de Bombeiros de Toledo, Sadi Rupolo, recepcionou os jovens do projeto e fez o encaminhamento das atividades. “O pessoal fez uma demonstração de algumas atividades do Corpo de Bombeiros para que os jovens conheçam um pouco de nossas rotinas e tenham possibilidade de adquirir alguns conhecimentos, principalmente sobre noções de atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros”, explicou o Subtenente.
Os bombeiros abordaram situações do dia a dia, como uma queda de bicicleta, um acidente de trânsito, como proceder em caso de incêndio, vazamento de gás, que ações tomar para conter uma crise de ataque epilético, qual a diferença entre o atendimento realizado pelo Siate e pelo Samu e para quem ligar em caso de emergência.
Avaliação
O adolescente Lucas Eduardo Gomes de Lima,16, e seus colegas estavam ansiosos em chegar o dia da visita. “Eu estava bem curioso mesmo, gostei muito da visita, estava muito legal. A explicação sobre a diferença entre SAMU e SIATE. Foi bem esclarecedora e bacana”, comentou.
A mesma opinião foi compartilhada por sua colega, Francielle Caroline Zechi,14, que manifestou ter aproveitado bem os conteúdos. “Achei bem legal, uma experiência muito boa, eu não sabia nem a metade do que falaram. É muito bom saber como ajudar as pessoas no caso de um acidente, de um afogamento – seja na água ou mesmo com comida. Foi ótimo saber como proceder nesses casos”, frisou Francielle.
A próxima etapa será a um curso prático de salvamento aquático que os adolescentes realizarão com bombeiros salva-vidas e com professores de natação da Secretaria de Esportes e Lazer que já atendem os integrantes do Florir Toledo na Piscina Pública XIV de Dezembro.