Os Conselhos Universitário (COU) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), junto com a Pró-Reitoria de graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), decidiram em reunião nesta sexta-feira (13), a volta às aulas na instituição. Após quase 30 dias de paralisação, as atividades acadêmicas estão marcadas para retornar na próxima quarta-feira (18). O Sindicato de Docentes da Unioeste (ADUNIOESTE) também participou da decisão.
Segundo a pró-reitora de graduação, Liliam Faria Porto Borges, a decisão foi tomada a partir das tratativas realizadas com o governo estadual. “A greve deve ser um último recurso e após a resolução do governo em ponderar e se dispor a discutir a nossa pauta, decidimos o retorno para próxima semana”. Lilian também destacou a importância de ficar atendo as próximas chamadas. “Ainda temos chamadas de alunos, então é bom que todos ficam atentos para o início das aulas”, ressaltou.
Segundo o representante do comando de greve dos docentes da Unioeste, Luiz Fernando Reis, os professores já voltaram à atividade nesta sexta-feira (13). “Ficamos felizes com o encerramento da greve e estamos à disposição para receber os acadêmicos, veteranos e calouros, na quarta-feira. Apenas 10 dias letivos foram perdidos, e vamos recuperar facilmente”, afirmou.
Luiz Fernando ainda destacou que a decisão da Unioeste é independente das outras universidades do estado. “Sabemos que algumas estão voltando imediatamente, outras vão voltar na segunda-feira (16). A Unioeste decidiu pelo retorno na quarta para deixar tudo preparado e limpo para o retorno dos acadêmicos”.