O cenário ao ar livre é inspirador. Quadra esportiva, parque infantil para a primeira idade, academia para terceira idade, mas ainda assim, algo faltava para completar a praça, principal ponto de lazer e atividades da comunidade do Distrito de Novo Sarandi. Pensando nisso, o Governo Municipal inaugurou, nesta quinta-feira (12), uma unidade da Estação Saúde no local. A estrutura, que permite a realização de 19 tipos de exercícios e a utilização de até nove pessoas em simultâneo, atende principalmente a segunda idade. O objetivo é garantir a proposta da Secretaria de Esportes e Lazer: Dá criança ao idoso, esportes e lazer para todos.
A inauguração é a segunda no município, que prevê a instalação de 17 Estações Saúde até o fim do ano. Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Januário, as estruturas fazem parte de um projeto intersetorial que pretende democratizar o esporte no município. “A Secretaria de Habitação e Urbanismo buscou essas estruturas a fim de garantir o acesso a uma faixa etária que não era atendida nem pelos parquinhos, nem pelas academias da terceira idade”.
A Estação Saúde já está disponível no Parque Ecológico Diva Paim Barth, onde a população se apropriou da estrutura e devem ser instaladas, na sequência, no Distrito de Vila Nova e na Praça das Bandeiras, na Vila Pioneiro. A secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, destacou que as estações auxiliarão o trabalho de descentralização do esporte. “Queremos levar estruturas e profissionais a todos os bairros”, comentou.
Para o vice-prefeito, Adelar Holsbach Pelanka, investir no esporte é investir em qualidade de vida. “Quando fazemos esses investimentos garantimos mais saúde e mais qualidade de vida para a população”. Opinião compartilhada pelo vereador Expedito Ferreira (Gasolina), que participou do ato. “Isso é muito importante e por isso parabenizo o Governo Municipal”.
A administradora distrital Silvia Grotto, disse que a Estação Saúde vem somar ao Distrito, que já é adepto das demais estruturas existentes. “A população já tem o hábito de vir até a praça para caminhar e praticar exercícios na academia da terceira idade, assim como trazer os filhos para brincar no parquinho. Com a Estação Saúde os adultos e jovens poderão também ter um espaço adequado para atividades físicas”, disse com alegria.
Antes mesmo da inauguração, diversas crianças e adolescentes exploravam a estrutura. Crisman Mateus Bucholz aproveitou à tarde ensolarada para aprender novos exercícios na Estação Saúde. “Achei bem legal. Eu sempre venho aqui para brincar e praticar esporte e agora temos mais uma coisa pra fazer”, comentou. Quem também aprovou a estrutura foi a moradora do Distrito, Márcia Weber, mãe do pequeno Arthur Weber. “Achei bem interessante, fica bem localizado (na praça em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Pequeno Polegar) e contribui para que a população continue aqui”. O CMEI atende a 72 crianças.
Investimento
Cada Estação Saúde demanda de um investimento de aproximadamente R$ 16 mil. O trabalho de instalação é feito por meio de dispensa a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) com apoio da Secretaria da Habitação e Urbanismo. O cronograma de instalação deve seguir conforme a entrega das estruturas. Ao todo serão instaladas em Toledo 17 unidades até o fim do ano.