Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Escola Municipal Anita Garibaldi lança projetos de desenvolvimento cultural

Diversidade Cultural, Educação Alimentar, Cooperativismo e Meio Ambiente são as quatro linhas de projeto que a escola desenvolverá durante o ano com alunos e comunidade

13/03/2015 - 17:35


Nessa sexta-feira (13) foi realizado o lançamento do Projeto Piloto de Desenvolvimento Cultural da Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa. Diversidade Cultural, Educação Alimentar, Cooperativismo e Meio Ambiente são as quatro linhas de projeto que a escola desenvolverá durante o ano com os alunos e a comunidade. A cerimônia marca a continuidade dos trabalhos e o envolvimento da escola com a comunidade escolar. Na ocasião, alunos fizeram apresentações de fantoches e poesia sobre Meio Ambiente, música sobre cooperativismo e poesia sobre diversidade.

O diretor da Escola Anita Garibaldi, Julio Cesar Braun explicou que esse Projeto Piloto abrange os quatro projetos chave e são trabalhados o ano todo dentro da escola, mas paralelo a isso existem algumas ações pontuais que são desenvolvidas na comunidade ao longo do ano. “Em um determinado momento visitamos as residências dos alunos para orientações sobre o cuidado com o Meio Ambiente, outro momento os alunos fazem um adesivaço nos carros, temos a Família Modelo Ambiental onde a família que apresenta os melhores avanços em termos de cooperativismo e ações ambientais é premiada no final do ano e várias outras ações realizadas com base nesses eixos”, exemplificou o professor.

Ele reforçou ainda a importância de expandir os conhecimentos trabalhados e produzidos dentro da escola. “O conhecimento não pode ficar aprisionado apenas dentro da escola. Verificamos que as intervenções davam certo com os alunos, mas a comunidade ainda necessitava sofrer alguma interferência. O conhecimento que produzimos aqui é compartilhado com a comunidade e ela se sente acolhida, isso tem gerado vários resultados positivos,que melhoraram o envolvimento com a escola. Nosso objetivo é promover ações que contribuam com toda a sociedade”, frisou.

A aluna do 5º ano B, Maria Eduarda Gomes,10, disse que “é necessário que todos cuidem tanto dos animais, quanto do Meio Ambiente como um todo”. Sua colega, Sandriele da Costa Feitosa completou que não basta ter ações positivas apenas dentro da escola ou do ambiente onde estamos “é preciso cuidar do nosso ‘mundão’ também. Economizar água, não jogar papel no chão, não poluir os rios e tratar bem dos animais”, afirmou a estudante. Ambas apresentaram o teatro de fantoches “Nosso Mundinho” e disseram que querem ser exemplo para os alunos menores.

Projetos desenvolvidos na escola

O “PROJETO EU CUIDO, TU CUIDAS NÓS, VIVEMOS” visa à sensibilização pelo cuidar do outro e da natureza, suas ações são desenvolvidas ao longo do ano junto à comunidade mobilizada em algumas atividades pontuais: blitz do meio ambiente na comunidade, visita as residências e conscientização das famílias. A avaliação do projeto ocorre no final do ano letivo com a escolha da família modelo ambiental, que é uma premiação a família que apresenta mudança significativa no que se refere às questões ambientais.

O “PROJETO COOPERATIVISMO” é implantado com a parceria do SESCOOP COOPERJOVEM e SICOOB OESTE tem como objetivo principal a promoção da cooperação na escola. Neste projeto os alunos desenvolvem ações levando em consideração os sete princípios do cooperativismo e trazendo estes para sua vivencia.

“DIVERSIDADE CULTURAL” é um projeto desenvolvido na escola que visa ampliar a cultura do respeito ao próximo. Por meio de atividades culturais e pedagógicas que buscam ações norteadas no princípio da igualdade de direitos e cidadania.

“ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL” é uma proposta da Secretaria de Educação que intensifica a promoção da boa alimentação e consequentemente de benefícios a saúde dos alunos. Este trabalho tem como função disseminar a cultura de uma alimentação consciente.

Todos os projetos da escola terão no decorrer do ano momentos e ações desencadeadas no coletivo da escola e ações pontuais na comunidade. Todos os projetos possuem um professor orientador que subsidia as ações em sala de aula. Desta maneira o projeto piloto de desenvolvimento cultural trabalha todos os projetos ao mesmo tempo visando desenvolver ações de respeito, cooperação e cuidado gerando resultados no aluno, escola, família e sociedade.

Para finalizar os projetos no mês de novembro, será realizada a I SEMANA CULTURAL ESCOLA ANITA GARIBALDI onde haverá exposições, apresentações dos alunos, premiação da família modelo ambiental, dia da família na escola, sendo o evento aberto para toda a comunidade.

Anuncio gene 2