A Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL), junto com a Secretaria de Planejamento Estratégico, anunciou, no final da última semana, que a Caixa liberou a autorização para licitação da construtora responsável pela obra do Centro de Iniciação ao Esporte - no São Francisco. Serão investidos R$ 4,7 milhões, recursos do Governo Federal, mais a contrapartida da Prefeitura, através da SMEL de R$ 320 mil. A obra faz parte do projeto de descentralização da política de esportes e lazer do governo municipal.
Toledo é o primeiro município brasileiro que recebeu a liberação total para licitação da empresa. Segundo a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, o processo para construção do CIE passou por algumas etapas. “Em 2013, quando o projeto surgiu no Ministério do Esporte (ME), iniciamos uma busca por recursos, fomos até São Paulo e Brasília, e definimos o melhor modelo a ser implantado em Toledo, já que o projeto tem três modelos diferentes”.
O modelo definido pela equipe técnica da SMEL foi o de número 2. “Contempla um ginásio de esportes, com estrutura na parte superior para instalação de tatames para lutas, e também uma quadra externa. Foi o modelo que escolhemos para melhor atender a comunidade”, explicou Marli.
Agora, o projeto final será encaminhado para o ME, que trata da utilização e a metodologia que será utilizada na estruturação das atividades. “A nossa opção é de proporcionar a maior variedade de atividades para essa comunidade que cresceu muito e não tinha uma referência de iniciação esportiva. Vamos ter atividades de lutas, badminton, futsal, basquete, vôlei, e paradesporto”, contou a secretária.
Segundo Marli, esse projeto também entra no processo de descentralização do esporte no município de Toledo. “Temos um plano muito claro de levar atividade esportiva e as modalidades esportivas, com profissional formado, de forma gratuita, a todos os bairros toledanos. E é isso que está sendo feito”, afirmou.
Complementação
No espaço onde será instalado o CIE, também serão realizados outros projetos autorizados pela prefeitura do município de Toledo. “Vamos construir, no mesmo local, uma pista de skate, uma área de convivência com parquinho para crianças menores e uma pista de caminhada”, explicou a secretária.
O CIE ainda será complementado com o campo de futebol que já existe na localidade. “Tudo isso para que a comunidade não precise se deslocar no município para realizar suas atividades esportivas e se exercitar com segurança. Será um verdadeiro complexo esportivo completo”, encerrou Marli.