Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Toledo intensifica ações de combate a Dengue após 2°LIRAa de 2015

O resultado, 6,78%, apontou um índice menor que o registrado no 1° LIRAa e deve direcionar as ações de combate a doença no município

16/03/2015 - 17:17


Toledo encerrou na última sexta terça-feira (13) o 2° Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do ano. O resultado, 6,78%, apontou um índice menor que o registrado no 1° LIRAa e deve direcionar as ações de combate a doença no município. A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias, prevê a realização de mutirões nos bairros com maior índice de infestação.

Os relatórios sobre a Dengue no município foram apresentados nesta segunda-feira (16) ao prefeito Beto Lunitti e secretários municipais. O objetivo foi informar e conscientizar todo o Governo Municipal. Conforme o prefeito, Toledo tem agido com responsabilidade e vigilância constante. “Fazemos um trabalho incessante de combate durante todo o ano, mas não queremos restringir isso a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias e a Secretaria de Saúde, queremos que toda a nossa equipe de Governo tenha consciência da situação e colabore com o combate, assim como toda a população”, disse.

O levantamento feito de forma amostral foi realizado em todos os bairros do município, com vistorias em 1.783 imóveis. O resultado acima do percentual preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), de até 1%, deve guiar as próximas ações de combate. Com 73 notificações e 18 casos confirmados no município, a Prefeitura já atua com ações de bloqueio mecânico e bloqueio químico na região dos bairros em que foram registrados casos da doença. O número de registro no município ainda é menor do que o de cidades da região, como Cascavel, Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon e Palotina.

Segundo o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, o município tem fortalecido as ações desde o início do ano. “Estamos tendo muita chuva e calor, o que gera condições propícias para a proliferação dos mosquitos”, explicou ele ao lembrar que é necessária a colaboração da população. “Estamos trabalhando incessantemente no combate a doença, mas é necessário que a população colabore limpando os terrenos ao menos uma vez por semana”.

A primeira ação intensiva programada para esta semana será a visitação para bloqueio nos bairros com maior índice de proliferação do mosquito, como Jardim Independência, Jardim Concórdia e Jardim Europa, entre outros. Na próxima semana devem se iniciar as atividades com mutirão de limpeza. “Isso consiste na remoção de depósitos por meio do caminhão”, explicou. Outras ações, como trabalhos de conscientização, serão realizadas em escolas, igrejas e durante as reuniões do Orçamento Participativo (OP).

Histórico

Dos casos já confirmados, um foi notificado no Jardim Independência, um no centro, um no Jardim Panorama, quatro no Jardim Europa, um no Jardim Maracanã, um no Jardim Gisela, dois na Vila Industrial, e sete no Jardim Concórdia. “Orientamos a população desses bairros e de todos os outros também, para que redobrem os cuidados nesse período do ano. Temos previsão de chuva e calor excessivo, que são as condições ideais para o mosquito se desenvolver”, comentou Taylon.

Redobrar cuidados

Com elevado número de casos na região e uma morte por dengue hemorrágica em Marechal Cândido Rondon, o coordenador frisou a necessidade de redobrar os cuidados. “A maioria dos casos em Toledo são importados, ou seja, é necessária uma vigilância maior para evitar um surto”. Taylon ainda acrescentou que na área da 20ª Regional estão diversos municípios com números preocupantes. “Somos o maior município da região e acabamos sendo um pólo nas mais diferentes áreas, por isso muitas pessoas vem de outras cidades buscar serviços que são oferecidos aqui. Isto gera uma preocupação ainda maior da nossa parte”, explicou. No caso de identificar os sintomas, deve-se procurar uma unidade de saúde e fazer os exames laboratoriais o mais rápido possível.

Anuncio gene 2