Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Nova sede do Museu Histórico Willy Barth deve ser inaugurada até setembro

Com toda a parte estrutural finalizada o próximo passo é a instalação do insulfilm nos vidros e de ventiladores e ar-condicionados nos ambientes

17/03/2015 - 17:22


Com a finalização dos últimos detalhes da obra, o acervo do Museu Histórico Willy Barth deve mudar de endereço ano máximo até setembro deste ano. A obra da nova sede foi entregue ao município pela Caixa Econômica Federal na última semana e as últimas adequações já foram providenciadas. Nesta segunda-feira (16) o prefeito Beto Lunitti e o vice-prefeito Adelar Holsback Pelanka visitaram a obra para conferir de perto o andamento.

Com toda a parte estrutural finalizada, instalações elétricas, elevador e jardinagem conclusos, o próximo passo para finalização é a instalação do insulfilm nos vidros e de ventiladores e ar-condicionados nos ambientes. A secretária de Cultura, Rosselane Giordani, lembrou que ambas as demandas já estão com licitação tramitando. “Em breve teremos essas instalações, tendo em vista que com a entrega pela Caixa Econômica, a obra passa a ser do município e podemos dar andamento aos detalhes, que são fundamentais”.

Rosselane destacou ainda, que estão sendo encaminhadas as dispensas para a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) que garantirá a conclusão dos últimos detalhes. “Eles serão responsáveis por ações como a pintura do piso e a instalação de mais travas de segurança nas portas”, comentou ao lembrar que a Emdur também fará a construção de um Depósito de Materiais de Limpeza (DML), que não estava incluso na obra.

Durante a visita do prefeito Beto Lunitti, os funcionários da empresa de segurança realizavam a instalação dos alarmes. “Como a gente pode ver, agora são apenas pequenos detalhes para que possamos entregar esse novo espaço à população toledana, onde serão abrigados um acervo que conta a história de Toledo e da nossa gente”.

A coordenadora do Museu Histórico Willy Barth, Rejane Fleck Rauber, lembrou que ainda nesta semana serão instalados Mosaicos nas paredes e pilares em frente ao prédio. “Esse é um detalhe que deixará ainda mais bonita a nova sede. Após esses passos vamos instalar os móveis planejados que já estão no almoxarifado”.

Rejane lembrou ainda, que a mudança exigirá um trabalho cuidadoso. “Todos os itens já foram catalogados e faremos a mudança com muita cautela, pois o acervo exige muito cuidado, para que não se perca e nem estrague nada”. A nova sede conta com 1.085,80 m² de área construída e recebeu um investimento de R$ 1.324.728,26. A expectativa é inaugurar a nova sede do Museu no máximo até setembro, quando é comemorada a Semana da Primavera dos Museus. “Mesmo assim, estamos trabalhando para que a inauguração aconteça ainda neste semestre”, finalizou Rosselane.

Anuncio gene 2