Como parte do projeto de formação continuada dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SMED), estiveram reunidos na Escola de Governo nessa terça-feira (17), os professores dos quintos anos das escolas municipais e professores dos centros municipais de educação infantil (CMEI’s). A temática abordada foi “Os Poderes Municipais: Executivo, Legislativo e Judiciário” e “Diversidade”, respectivamente. Os trabalhos foram conduzidos pela SMED, por meio do coordenador do ensino de História, Leandro de Araújo Crestani, e da coordenadora da Diversidade, Caroline Recalcatti.
O prefeito Beto Lunitti, o presidente da Câmara de Vereadores Ademar Dorfschmidt e o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Toledo Rodrigo Rodrigues Dias foram os convidados a representar cada um dos poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e dar seu depoimento aos participantes das oficinas.
Segundo a secretária de Educação, Tania Elisete de Grandi, os assuntos abordados com os educadores fazem parte dos eixos da Política Nacional de Educação e são necessários no processo de formação contínua desses profissionais. “Nós fazemos as paradas pedagógicas, pois os professores têm sempre a necessidade de se aperfeiçoar. Os conhecimentos são novamente discutidos dentro de cada escola e cada cmei. Todo esse processo para melhorar cada vez mais a educação oferecida para nossas crianças”, afirma Tania.
Diversidade
Aos participantes da Oficina da Diversidade o prefeito Beto Lunitti disse que esse é um tema atual e importante de ser discutido. Mencionou que ainda existe muito preconceito em nossa sociedade, principalmente nas redes sociais, onde muitas vezes a temática é tratada com fundamentalismos e com desrespeito. “A vida existe em todas as cores e em todas as religiões e é preciso haver sempre o respeito”, falou Lunitti. Após citar alguns exemplos que o próprio executivo vivencia, Beto indagou se todos nós, enquanto indivíduos, estamos preparados para fazer os enfrentamentos do cotidiano.
Poderes Municipais
O prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores e o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Toledo, fizeram uma abordagem aos professores dos quintos anos explanando sobre as atribuições e funções de cada um dos poderes. Beto falou que a função do Executivo é tratar das questões que envolvem a aplicação das políticas públicas e das questões que garantam o desenvolvimento do município.
O chefe do Executivo Municipal comentou sobre algumas ações de governo, a exemplo da fiscalização dos prestadores de serviço ao município e também falou do jogo de interesses que há na sociedade e que todo prefeito precisa administrar para fazer uma boa gestão. “O papel pedagógico de construção do conhecimento e da cidadania também cabe a nós do executivo. Nossa missão é sempre buscar melhorar a sociedade em que vivemos”, frisou Beto. Ele aproveitou a oportunidade para pedir aos professores auxiliarem na divulgação dos cuidados contra a dengue no município.
O presidente da Câmara parabenizou o trabalho da SMED e disse que é “através da educação que nós podemos fazer a transformação da nossa sociedade. É muito importante poder falar aos professores sobre o poder legislativo, onde fazemos os debates de todas as questões que envolvem o município. A sociedade é representada nesse espaço e isso é preciso ser levado a todos”, frisou Ademar Dorfschmidt.