A 1.ª Promotoria de Justiça de Toledo, no Oeste Paranaense, apresentou nesta segunda-feira (16), seis denúncias, pela prática de 40 crimes, contra 55 pessoas envolvidas com quadrilhas de tráfico de drogas. Os denunciados faziam parte de seis grupos criminosos que adquiriam drogas na fronteira do Brasil com o Paraguai e atuavam na região Oeste e na capital do Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo, locais onde distribuíam os entorpecentes.
A denúncia é resultado da operação “Testa de Ferro”, realizada pela 20.ª Subdivisão de Polícia Civil em Toledo, que investigou os denunciados durante cerca de um ano, monitorando as ações dos traficantes. Durante as investigações, foram apreendidos 772 quilos de entorpecentes, além de armas e munições. A operação localizou ainda 39 veículos de origem ilícita, alguns deles de luxo, utilizados para o transporte das drogas ou oriundos de lavagem de dinheiro. A Promotoria de Justiça requereu a apreensão, o sequestro e o bloqueio dos bens.
O MP pediu, ainda, a prisão de 51 dos denunciados. Vários já tiveram prisão preventiva decretada, e 41 estão encarcerados atualmente.