No último ano, Toledo foi selecionada entre mais de 800 projetos de todo o Brasil para adesão ao Programa Estação Juventude. O município receberá um repasse de R$ 258 mil do Governo Federal, com contrapartida municipal de R$ 10.821,60. Nesta quarta-feira (18) a Secretaria da Juventude apresentou o programa às demais secretarias municipais, em encontro no Centro da Juventude Marcio Antônio Bombardelli, do Jardim Europa.
Uma das propostas do Estação Juventude é a criação de um banco de dados que agregue todas as políticas públicas disponíveis para a Juventude em Toledo, que estará disponível aos jovens do município via internet. “A intenção é reunir nesse banco as ações que cada uma das secretarias disponibiliza aos jovens com o objetivo de melhorar o acesso dos nossos jovens aos mais variados serviços e atividades oferecidas a eles em Toledo”, explicou a secretária da Juventude, Jaqueline Machado.
O intuito é dialogar e criar vínculo com as demais secretarias que desenvolvam atividades para o público jovem. Conforme Jaqueline, por meio da parceria as informações chegarão ao jovem com maior objetividade. “Além disso, essa será mais uma ferramenta de uso importante a todos os gestores”.
Em Toledo está prevista também, a disponibilização de acesso wi-fi no Centro da Juventude do Jardim Europa, já em funcionamento, e o Cine-Estação, em fase de implantação. O programa ainda garante a licitação de diversos cursos de capacitação aos participantes do CJU, por meio de recursos do convênio. O Objetivo é promover a inclusão digital dos jovens, por meio do acesso ás novas tecnologias de informação e comunicação.
Finalidade do Programa
O Programa Estação Juventude tem a finalidade de promover a Inclusão e Emancipação dos jovens, com a Ampliação do Acesso às Políticas Públicas. Toledo concorreu com outros 800 inscritos de todo Brasil. Segundo o secretário da pasta, Paulo Leonardi, os recursos serão implementados no CJU/Europa, com o intuito de promover a o protagonismo juvenil, por meio de tecnologias, inserindo-os nas redes sociais e internet. “Nós vamos aplicar esse valor na contratação de Recursos Humanos, equipamentos e material de consumo. Com isso poderemos ampliar nossas atividades com os jovens e desenvolver novos projetos que os beneficiem”, afirmou Jaqueline.