“Foi horrível, não sei como eu sobrevivi”. Com essas palavras Marciana Camargo Farias, 27, resume o período em que esteve com a Dengue. A toledana está entre os 26 casos confirmados da doença no município - 19 autóctones e sete importados – e faz um alerta à população. “É preciso levar a Dengue a sério e cada um tem que fazer sua parte”. Para evitar novos casos, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias, tem realizado diversas ações contra a doença, como mutirões de limpeza e bloqueios químicos e mecânicos, mas o principal investimento é na conscientização.
O trabalho conjunto dos agentes de combate às endemias e a população faz a diferença na eliminação do mosquito transmissor, conforme salienta o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira. “Trabalhando incessantemente durante todo o ano no combate a doença, por meio de todos os recursos possíveis, mas precisamos contar com a colaboração dos cidadãos”.
Opinião compartilhada por Marciana, que mora no Jardim Santa Clara III e sempre colaborou. “Eu moro sozinha e limpo meu quintal toda semana, mas percebo que nem todos os vizinhos tem essa preocupação. Ser pobre não é um defeito, mas ser desleixado sim. As pessoas tem que por a mão na consciência e fazer sua parte”, comentou ao lembrar dos dias de sofrimento. “Quando comecei a sentir os sintomas estava sozinha em casa e achei que fosse morrer. Fiquei duas semanas sem comer quase nada. A gente nunca imagina pegar uma coisa horrível dessa e as pessoas não tem noção de como é”.
A toledana destacou ainda, o bom atendimento do Governo Municipal. “As equipes de Combate a Dengue sempre passam no bairro e logo que eu fiquei doente entraram em contato, estiveram presentes e olharam as casas vizinhas”. Segundo Taylon, o aumento dos casos também se deve ao trabalho intensivo. “Nós estamos fazendo a busca e notificação de todos os casos e orientando as pessoas a fazerem o exame”. Até o momento 103 notificações já foram realizadas.
Ações de Combate
Atualmente a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias atua com bloqueios químicos e mecânicos em visitas as moradias. O objetivo é a eliminação de focos com recolhimento de possíveis criadouros do mosquito transmissor e de aplicação de inseticida com equipamento costal manual. Um trabalho intensivo é realizado em um raio de 150 metros dos locais em que foram identificados casos suspeitos.
Mutirões de Limpeza e Conscientização
O primeiro bairro a ser atendido com o Mutirão de Limpeza será o Jardim Independência nesta sexta-feira (20), onde os agentes de combate as endemias já está orientando as pessoas a limparem os quintais e separarem os materiais para recolhimento. O Mutirão deverá passar por todos os bairros com maior índice de infestação, sendo que o segundo atendimento será no Jardim Europa. Uma ação intensiva está programada para este sábado (21) em parceria com os Escoteiros no Jardim Concórdia, onde o Mutirão com caminhão será realizado na segunda-feira (23). Em paralelo, ações de conscientização estão sendo realizadas semanalmente em unidades educacionais de Toledo.
Histórico
Dos casos já confirmados, um foi notificado no Jardim Independência, dois no centro, um no Jardim Panorama, cinco no Jardim Europa, dois no Jardim Maracanã, dois na Vila Industrial, nove no Jardim Concórdia, um no Santa Clara III, um no Tocantins, um em São Peregrino e um no Distrito de Novo Sobradinho.