Nesta sexta-feira (20) o prefeito Beto Lunitti, acompanhado do seu vice Adelar Pelanka, recepcionou professores dos quintos anos de escolas municipais e particulares de Toledo. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura. A visita faz parte do projeto de formação continuada dos profissionais da Educação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) e do roteiro do projeto “Conhecendo Toledo”, desenvolvido com alunos do segundo ao quinto ano. Dois grupos de professores realizaram a visita, um pela manhã e outro à tarde. Ao todo, 66 educadores participaram da atividade.
Na última quarta-feira (18) esses mesmos professores estiveram reunidos na Escola de Governo, onde receberam as orientações teóricas sobre “Os Poderes Municipais: Executivo, Legislativo e Judiciário”. O coordenador do ensino de História, Leandro de Araújo Crestani, explicou que esses professores serão os guias dos alunos que conhecerão os três poderes. “O objetivo é desenvolver o processo democrático dentro das escolas. Hoje os professores tiveram a parte prática e receberam a instrução de como proceder com seus alunos em sala e durante as visitas, já que eles que serão os guias dos alunos”, explica.
Na ocasião, o prefeito Beto Lunitti falou sobre as questões que envolvem a política municipal, estadual e nacional. Falou sobre os trâmites burocráticos que envolvem o setor público e comentou que às vezes as pessoas não entendem certas decisões de ordem administrativa e orçamentária. “O prefeito só pode fazer o que está dentro da legalidade. Sempre que pode ter solução, nós damos solução para os problemas do município”, evidenciou Beto.
Ele e o vice-prefeito responderam a vários questionamentos dos professores e se colocaram à disposição para quaisquer dúvidas que ocorram sobre a gestão pública do município. Pelanka também destacou a importância das crianças conhecerem o Paço Municipal e evidenciou o trabalho dos professores nesse processo de formação.
Um total de 66 turmas passarão por esse roteiro ao longo do ano. Além da conversa com o prefeito, a atividade inclui uma visita aos departamentos e secretarias da prefeitura. No mesmo dia, todos também passam por uma conversa com os vereadores e visitam o Fórum de Toledo. Além do professor Leandro Crestani, também são responsáveis pelo projeto a coordenadora de Geografia, Nádia Nogueira, a coordenadora de Educação Ambiental, Luci Graciela e a diretora do Departamento de Ensino, Neusa Koval.
Segundo a secretária de Educação, Tania Elisete de Grandi, a mais relevante função da SMED é “investir na formação continuada do professor. Nesse sentido todas as ações convergem para a qualificação do processo ensino/aprendizagem. Hoje é apenas uma das ações que proporciona ao professor mais saberes a cerca da gestão pública. Essa é uma ação coletiva de toda a equipe da SMED, pois envolve todos os profissionais”, afirma Tania.
O professor Leandro Crestani lembra que esse modelo iniciou em 2014. Antes o roteiro só envolvia alunos do 3º e 4º ano, e foi estendido para alunos desde o 2º até o 5º ano. “Queremos construir a cidadania com esses alunos para que se tornem cidadãos mais atuantes e saibam onde cobrar em cada situação”, frisa Crestani.
Avaliação
As professoras que participaram da formação e das visitas aprovaram a iniciativa da SMED de proporcionar a experiência prática. “Foi muito válido, principalmente para nós das escolas particulares, pois assim sabemos como funciona cada departamento. Para nós foi muito importante essa abertura. Nós faremos o roteiro com as crianças e vamos trabalhar em sala com os conteúdos fornecidos pela SMED”, avaliou a coordenadora pedagógica do Colégio Intentus, Pâmela Karine Floriano.
Para a professora Vera Lucia Senger, da Escola Municipal Alberto Santos Dumont, a conversa com o prefeito e com os vereadores também foi válida. “As impressões foram muito boas, pois conseguimos visualizar primeiro para depois passar para os alunos. Antes tínhamos apenas a teoria, isso torna mais difícil o trabalho com os alunos. Gostei muito da conversa com o prefeito e com os vereadores, a acessibilidade deles foi ótima e vai refletir no trabalho que vamos desenvolver com as crianças”, afirmou.