Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Arte na Praça levou atividades para os moradores do São Francisco

O evento aconteceu Praça João Ramos, no Jardim São Francisco, e aproximadamente 600 pessoas estiveram presentes

23/03/2015 - 17:04


Grafitagem, skate, slack line, música, brinquedos e performances artísticas. Tudo isso aconteceu no sábado (21), no 5º Arte na Praça, realizado pela Secretaria de Cultura em parceria com outras secretarias municipais e com o apoio da RIC TV. O evento aconteceu Praça João Ramos, no Jardim São Francisco, e aproximadamente 600 pessoas estiveram presentes. O gramado do espaço de lazer dos moradores do bairro virou o palco de diversas expressões culturais, entre elas a música.

O guitarrista da Banda Bricoleres, Danilo Fernando, afirmou ser prazeroso tocar para um público heterogêneo, em um ambiente tão diferente. “É um local aberto e foi prazeroso tocar aqui. As pessoas puderam ficar perto e isso é fantástico”. Danilo ainda lembrou que levar Toledo, por meio do Arte na Praça, consegue disseminar a cultura em diversos ambientes, se aproximando da população. “É muito bom saber que a Secretaria de Cultura, com esta ação, vai ao encontro dos moradores”.

Dentre as muitas atrações, aconteceu um espetáculo circense com a Trupe Raios. Com performances que envolveram malabares e acrobacias, que exigiram muita técnica e força física, os artistas circenses envolveram os presentes. “Levar todas estas atividades para a população dos bairros é muito bom. Parabéns a todos os envolvidos”, disse o expectador David Coelho.

Outras secretarias municipais contribuíram com o 5º Arte na Praça. A Secretaria de Meio Ambiente aproveitou para realizar um mural e desenvolver um trabalho com as crianças sobre o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. Os agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito fecharam a Rua Osvaldo Aranha que serviu de pista para os praticantes dos esportes radicais, com manobras de patins e skate. A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) distribuiu panfletos sobre os direitos das mulheres, equidade de gênero e outras orientações.

Uma das atrações mais concorridas foram as camas elásticas do Departamento de Lazer e Recreação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). Supervisionadas pelos professores e estagiários da SMEL, as crianças puderam queimar toda a energia com os saltos e peripécias realizados. “É sempre gratificante ver como as crianças participam e hoje ainda mais, por estarmos juntamente com outros setores, trazendo várias ações para o São Francisco”, disse a coordenadora do Setor de Lazer e Recreação da SMEL, Josiane Benvenutti.

Essa junção de atividades foi comemorada pelo grafiteiro Isaac Souza de Jesus, que participa do evento desde a primeira edição. “Nós já passamos por diversos espaços como a Praça da Cultura, espaços escolares e o terminal da Vila Pioneiro. Todos foram bons, mas aqui na Praça João Ramos, no São Francisco, percebemos o quanto é importante irmos para os bairros levar esta cultura de rua. A população é presenteada com as atrações e nós com a interação com os cidadãos”. Isaac ainda frisou que o evento tem chamado a atenção de outras pessoas e que na ação do último sábado vieram grafiteiros de Cascavel e São Paulo. “Chama a atenção de todo mundo”, comentou.

A secretária de Comunicação Social e responsável pela Secretaria de Cultura, Rosselane Giordani, afirmou que a retomada do Arte na Praça, desta vez realizada de forma descentralizada e atendendo uma população com poucas opções deste tipo de atividade, foi acertada. “Reunimos um ótimo público e as pessoas saíram satisfeitas com o que viram aqui. Esta adesão demonstra que os cidadãos precisam de ações de cultura que venham ao encontro da sua realidade e o que oferecemos foi isso”. Rosselane aproveitou para agradecer ao empenho dos servidores das diversas secretarias municipais envolvidas.

Anuncio gene 2