Na noite da última sexta-feira (20) vários integrantes de associações e entidades esportivas de Toledo lotaram o auditório Acary de Oliveira na Prefeitura de Toledo. Na ocasião foram assinados os termos de convênio firmando as parcerias com o Município, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL). Pelo programa “Esporte Cidadão” 10 entidades vão receber repasse de recursos e outras três receberão apoio com o pagamento de arbitragem para viabilizar suas competições. Além disso, outras 26 instituições e entidades em geral assinaram convênios de parceria que envolvem vários benefícios, como ceder espaços, profissionais, até alimentação e transporte para competições.
A Secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa explicou que essas entidades levam o nome e representam o município em competições e não possuem profissionais ligados ao quadro de servidores da SMEL. Os repasses somam aproximadamente R$240 mil no ano e entram como uma contrapartida da SMEL. Em muitos casos a Secretaria auxilia fornecendo transporte, alimentação e, dependendo do caso, disponibilizando espaços esportivos para competições desde municipais até nacionais.
“A Secretaria de Esportes de Toledo é reconhecida pela forma que trata o esporte no município. O prefeito Beto Lunitti sempre nos respeitou e nunca disse não ao esporte. Pelo contrário, sempre nos possibilitou a criar políticas públicas que fortalecessem as mais diversas modalidades aqui representadas. Hoje Toledo conta com 113 pontos com esporte e lazer e fazemos isso com o máximo de transparência, sempre buscando o melhor para nossos atletas e para a população”, declarou Marli Gonçalves Costa.
Em seu discurso, Beto Lunitti frisou que seu modelo de gestão é de um governo democrático. “Nós ouvimos primeiro, planejamos em seguida, para depois executar. As ações desenvolvidas para o esporte fazem parte do Programa de Governo, seguem um Modelo de Gestão diferenciado e acontecem devido ao nosso jeito de governar”, declarou Beto. Ele ainda disse aos presentes “contem conosco, estamos aqui para trazer o desenvolvimento sustentável que traga a satisfação para as pessoas”.
Segundo técnica desportiva, responsável pelo Setor Administrativo e Financeiro da SMEL, Mara Lúcia Sartori, “esse é um momento importante para o Esporte do município, pois envolve tantas associações, entidades e pessoas que contribuem para o crescimento do esporte como um todo em Toledo”, destacou Mara.
Esporte Cidadão
O Programa “Esporte Cidadão” é amparado pela Lei “R” nº 10 de 2013 e é de caráter continuado e permanente. Proporcionar às pessoas das mais variadas faixas etárias a sua participação em eventos e atividades esportivas, recreativas, de lazer e entretenimento, tendo por finalidades a sua integração social, a prevenção de doenças e a melhoria de sua qualidade de vida. Além de fortalecer a participação e a representação do Município em eventos esportivos de âmbito regional, estadual e nacional são alguns dos objetivos do programa.
Participaram da solenidade onde os termos de convênio foram assinados os vereadores Ademar Dorfschmidt, presidente da Câmara, e Rogério Massing, além de outros secretários de Governo e servidores municipais.