Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Jardim Concórdia recebe ações intensivas de combate a Dengue

O bairro já apresentou nove casos da doença e tem recebido diversas intervenções para diminuição dos índices de proliferação do mosquito

24/03/2015 - 17:47


A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias, realizou nesta terça-feira (24) ações intensivas de conscientização contra a Dengue no Jardim Concórdia. O bairro já apresentou nove casos da doença e tem recebido diversas intervenções para diminuição dos índices de proliferação do mosquito. Além das ações em andamento, a Prefeitura prevê a realização de Mutirão de Limpeza ainda essa semana.  

O trabalho conjunto dos Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), além da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro na terça-feira (24) se concentrou na Escola Municipal do Jardim Concórdia. “Os profissionais usaram fantasias e uma linguagem adequada para conscientizar as crianças sobre os riscos da doença e a importância do cuidado. A gente entende que os alunos são fundamentais na disseminação da informação e na preocupação com o futuro”, explicou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira.

Já na próxima segunda-feira (30) as ações devem ser direcionadas a toda a comunidade, por meio de mobilização no trânsito. “Vamos continuar as ações intersetorias de conscientização no bairro durante a quarta-feira com foco no público adulto. Para isso estamos programando uma mobilização na praça das 7h30 às 11h30 devido ao maior fluxo de pessoas e veículos”, salientou Pereira.

Mutirão de Limpeza

Na quinta e sexta-feira (26 e 27) o bairro receberá um Mutirão de Limpeza com o caminhão do Combate a Dengue. As casas em que o caminhão deve passar receberão a visita dos agentes de combate as endemias que farão a orientação para as pessoas. O objetivo é que os moradores limpem os quintais e separarem os materiais para recolhimento.

Escoteiros

No último sábado (21) a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias em parceria com os Escoteiros realizaram uma ação de conscientização no bairro. Os integrantes visitaram as casas e realizaram panfletagem com informações sobre a situação epidemiológica do município e os casos da Dengue no bairro. Os moradores também foram orientados sobre os riscos da doença e a importância do combate aos focos do mosquito.

De acordo com o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, o apoio da sociedade civil organizada é fundamental. “É muito importante termos a colaboração dos escoteiros, assim como de outros setores, pois a Dengue é uma questão de saúde pública que precisa da união de forças de todos para vencermos”, finalizou ele.

Anuncio gene 2