Nesta terça-feira (24) o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) se reuniu no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, para apreciação da Prestação de Contas da Gestão sobre os Recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) referente o ano de 2014. Os dados foram apresentados pela Analista em Administração e Planejamento, Giani Goreti Boff Verdi, e pela responsável técnica pelo PNAE no município de Toledo, Liliane Borges dos Reis Paludo.
A receita total foi um montante de R$ 1.291.028,89 de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) para aquisição de gêneros alimentícios, ou seja, 41,51% do total de recursos investidos. A Prefeitura complementou a verba recebida com o valor de R$ 1.745.516,96 compreendendo 56,02 % do valor total gasto com alimentação escolar. O público atendido foi de 14.165 alunos tanto na rede pública quanto nas entidades filantrópicas.
Após analise, o Conselho aprovou a prestação de contas da gestão. Segundo a coordenadora municipal do Programa Bolsa Família na Educação e secretária do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Eleonora Ramos, para prestação de contas foram disponibilizados todos os documentos de autorização de despesa, extratos bancários, comprovantes de pagamento, notas fiscais e outros documentos exigidos. “Agora o parecer conclusivo que aprova a Aplicação dos Recursos será enviado ao FNDE através de sistema próprio até o dia 31 de março”, afirmou.
A secretária de Educação, Tania de Grandi, ressaltou que uma das mais relevantes atribuições do Conselho é estar atento aos recursos investidos na alimentação escolar, na qualidade e manipulação e instalações das escolas e centros municipais de educação infantil no município. “O Conselho de Toledo funciona e cumpre seu papel e esta sempre muito atento às suas atribuições e nesse sentido contribui com a administração pública para que o serviço público será realizado da melhor maneira possível”.
A presidente do CAE, Dileta Simonato, explicou que são realizadas duas visitas mensais nas entidades verificando a qualidade da alimentação, orientações de higiene e armazenamento. “Nosso objetivo é a garantia da qualidade para atender as necessidades nutricionais do educando”, comentou. Em 2014 foram realizadas visitas nas 36 escolas municipais, 25 CMEI’s e nas entidades Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), Incomar, Aldeia Infantil Betesda e Creche Lions Ledi Maas, além da Cozinha Social.