Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Professores da rede municipal de ensino participam de palestra sobre educação alimentar

Os nutricionistas trataram a importância da alimentação saudável nas escolas e os riscos que uma alimentação saudável previne

24/03/2015 - 17:55


Com o objetivo de promover uma alimentação mais saudável nas escolas, a Secretaria de Educação (SMED) realizou, na terça-feira (24), uma palestra para os professores do município. Na ocasião, os nutricionistas abordaram a integralidade alimentar e fizeram uma reflexão sobre os danos que uma má alimentação pode causar futuramente. Mais de 50 educadores das escolas municipais, instituições filantrópicas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) participaram do evento.

Durante a atividade, os professores assistiram a vídeos sobre os alimentos, desde o plantio, cultivo, formas de colheita até a distribuição para os mercados locais. Além disso, foram realizadas reflexões sobre como a alimentação está posta hoje e sua relação com a sustentabilidade ambiental, cultural e social.

De acordo com o nutricionista da SMED, Rafael Heinrich, os cuidados com alimentação nas escolas fazem parte do currículo da Associação Municipal do Oeste do Paraná (AMOP). “Nós temos todo um trabalho de alimentação escolar e avaliação nutricional dos alunos, assim, podemos trazer informações e subsídios para fortalecer a formação alimentar nas escolas. Ao longo do ano, teremos cinco eventos para trabalharmos na formação de multiplicadores de educação alimentar e nutricional” declarou Rafael. O próximo encontro está marcado para o dia 23 de abril.

O nutricionista ainda frisou sobre a promoção do auto cuidado alimentar. “Devemos estar cientes para onde nossa alimentação está nos levando, se pode causar uma futura obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até mesmo uma maior incidência de câncer”, comentou Rafael, que concluiu dizendo que o papel dos nutricionistas é trazer alternativas para combater os problemas que o mau hábito alimentar pode nos causar futuramente.

Segundo a secretária de educação, Tania Elisete de Grandi, o evento é parte do currículo escolar. “A equipe de nutricionistas trabalham como representantes para os cuidados com a alimentação inadequada e nós, educadores, estamos sendo encaminhados para contribuir com uma alimentação saudável nas instituições da rede municipal de ensino. Este projeto mostra o quanto os professores se preocupam com a alimentação dos alunos”, finalizou Tania.

Anuncio gene 2