Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Encontro de profissionais da saúde marca Dia Mundial da Tuberculose em Toledo

Cerca de cem profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários e estudantes de enfermagem participaram do encontro

25/03/2015 - 17:16


O dia 24 de março é marcado como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (TB), um dos grandes desafios da saúde pública. Em 2013, nove milhões de pessoas adoeceram com TB e 1,5 milhões morreram. Em Toledo, o Departamento de Vigilância em Saúde organizou um encontro com profissionais de saúde do município para marcar a passagem dessa data.

Na ocasião o médico da Estratégia de Saúde da Família, especialista em Saúde da Família, Fernando Pedrotti, apresentou os dados estatísticos referentes a doença e trouxe várias informações sobre contágio, como identificar, monitorar e tratar a TB. Cerca de cem profissionais de saúde, entre eles médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e estudantes de enfermagem participaram do encontro e puderam sanar suas dúvidas.

“Chegar a 3 milhões: alcançar, tratar, curar todos” é o mote escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para as comemorações do 2015. Em 2014 foram registrados 30 casos da doença em Toledo, sendo 28 pulmonares e dois extra-pulmonares. Desses 13 obtiveram a cura, um abandonou o tratamento, um foi a óbito por TB, dois foram a óbito por outras causas, três foram transferidos e dez ainda estão em tratamento. O tratamento varia em média de seis a nove meses.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde de Toledo (VS), em 2015 já foram notificados e confirmados dois casos da doença. Segundo a diretora de VS, Clarice Terezinha Escher, o perfil da população atingida tem mudado nos últimos anos. “Em Toledo as pessoas em situação de risco mais atingidas pela doença são aquelas privadas da liberdade, usuários de drogas lícitas ou ilícitas e andarilhos”, explica.

Mas ela lembra que qualquer pessoa está sujeita a ser contaminada com a doença, principalmente aqueles que permanecem longas jornadas em locais fechados e sem ventilação. A Secretaria de Saúde de Toledo tem proporcionado diversas capacitações sobre TB aos profissionais de saúde do município para mantê-los atualizados em relação à doença.

Novo fluxo

“No final de 2014 houve uma mudança estratégica para melhorar a identificação dos sintomáticos, para o tratamento e cura do paciente. O novo fluxo de atendimento prevê que as unidades básicas de saúde irão investigar os pacientes e seus comunicantes (pessoas que mantêm maior contato). Os médicos assumiram essa investigação e já estão solicitando os exames para confirmação ou não da TB”, informou Clarice.

Um paciente contaminado pode transmitir o bacilo da TB para até 15 pessoas. O evento dessa terça-feira (24) serviu para reforçar que qualquer pessoa com sintomas de tosse há mais de duas semanas deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Os exames e o tratamento são gratuitos e fazem parte do Sistema Único de Saúde.

Avaliação

A agente comunitária de saúde da ESF Santa Clara IV, Rosângela Clara da Silva, foi uma das participantes do evento. “O encontro foi bem proveitoso. Tiramos bastante dúvidas e vamos poder orientar melhor as famílias a partir de agora. Também poderemos observar melhor os sintomas durante as visitas domiciliares”, avaliou Rosângela.

Origem do evento

O evento anual, comemorado no dia 24 de março, recorda o dia do ano de 1882 em que Robert Koch anunciou à comunidade científica que havia descoberto a causa da tuberculose, o bacilo TB. Foi o primeiro passo para diagnosticar e curar a tuberculose.

Anuncio gene 2