A Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizou, na terça-feira (24), um encontro com psicopedagogos das escolas municipais. O objetivo era apresentar e auxiliar na identificação de crianças que possuem altas habilidades. A última pesquisa realizada apontou que a rede municipal de ensino possui 88 crianças com essa característica, seja na parte de criação, social, liderança, entre outras.
Segundo a coordenadora psicopedagógica, Selete Schäefer Schmidt, quando os alunos esta qualidade é percebida no início da vida escolar traz benefícios para a criança. “Eles possuem uma percepção melhor para determinados assuntos. Quando detectamos estas habilidades, a criança é encaminhada para atividades que estimulem o desenvolvimento. Sejam em pontos culturais como a Casa da Cultura ou até mesmo esportivos, além de ações em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)”, comentou.
A atenção especial dada a estas crianças é trabalhada em atividades de contra turno. “Essa política educacional deve se tornar ainda mais conhecida. O município mantém parcerias com o objetivo de acompanhar e fortalecer esta característica”, disse a secretária de Educação, Tania Elisete de Grandi. Segundo ela, a intenção do encontro foi para orientar e mostrar como é desenvolvido este trabalho.