Os moradores da região do Panorama e Panorama II já foram beneficiados com parte das modificações realizadas na Rua Carlos Sbaraini, importante via que faz a ligação entre os bairros. Ciclovia, calçadas com acessibilidade, pontos de ônibus modernos, pista ampliada com espaço para estacionamento, paisagismo urbano, arborização, via iluminada foram algumas dos itens da revitalização da via. As obras realizadas pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR) iniciaram no segundo semestre de 2014 e encerraram nesta semana.
Os trabalhos aconteceram em uma extensão de 1.180 metros entre as ruas Mário Fontana e Senador Atílio Fontana. O investimento foi de aproximadamente R$ 1,3 milhão, proveniente da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), por meio do Programa de Desenvolvimento Ambiental Sustentável de Toledo, sendo que R$ 927 mil foram lançadas como contribuição de melhoria por parte do município.
A revitalização da Carlos Sbaraini era uma reivindicação antiga dos moradores daquela região. As discussões foram iniciadas ainda em 2013 quando técnicos e servidores participaram de uma reunião com a população. O Diretor do Departamento de Planejamento Urbano da Secretaria do Planejamento Estratégico, Gilberto Augusto Chmulek, lembrou que a via era estreita e tinha pouca iluminação, além de não possuir ciclovia e passeios. “A nossa principal preocupação era dar trafegabilidade e segurança aos moradores”, afirmou Gilberto.
O secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Antonio Colla Januário, ressaltou que a obra contemplou toda a parte de mobilidade urbana, infraestrutura de iluminação, ciclovia, calçadas adequadas com passeios bem acima da dimensão praticada para proporcionar ao pedestre comodidade e segurança. “Esse é o modelo ideal para todos os aspectos de mobilidade urbana e infra-estrutura, é modelo que deveria ser adotado em todas as outras vias principais estruturantes [eixos de ligação]”, afirma Igor.
Com a remodelação, a rua agora conta com estacionamento e duas pistas de rolamento. A via vai receber uma nova pavimentação, recuos, ciclovia compartilhada com o passeio em paver tátil, iluminação baixa e alta, abrigos para ponto de ônibus, arborização, entre outras intervenções necessárias. Outra mudança que fez parte do projeto foi a retirada da arborização e o plantio de novas mudas seguindo a regulamentação do Plano Municipal de Arborização Urbana de Toledo (PMAUT). “O projeto contempla uma nova arborização. Excluímos 85 árvores que eram desproporcionais e plantamos 116 espécies adequadas, que não afetarão a iluminação pública”, explicou o diretor de Planejamento Urbano, Gilberto Augusto Chmulek.
Morador há 22 anos na região, João Machado, de 60 anos, destacou que a mudança melhorou muito a circulação de veículos na via. “Antes o asfalto era ruim, não tinha espaço, pois era estreito, e acontecia bastante acidente. Fora que não tinha iluminação e ficava muito perigoso transitar ali à noite. Acredito que isso vai mudar agora”. João ainda comentou que, para melhorar ainda mais a situação, os motoristas deveriam ser mais prudentes. “Tem gente que acha que é pista de corrida e não respeitam a velocidade. Quem sabe um quebra-molas ia ajudar. Vamos aguardar”, comentou.