Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Prefeitura recebe posse definitiva de terreno que vai abrigar curso de Medicina da UFPR

Um momento histórico. Assim os presentes resumiram o ato realizado na sala de reuniões da Prefeitura na quinta-feira (26). Na ocasião, o Governo Municipal recebeu a escritura de posse definitiva do terreno de 34.619,75 metros quadrados onde será instalado o Campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Toledo. A previsão é que, no primeiro momento, sejam abertas 60 vagas para o curso de Medicina.  

26/03/2015 - 20:51


O momento marcou também a assinatura da nota de empenho do pagamento da primeira parcela a Coamo Agroindustrial Cooperativa, antiga proprietária do terreno. A Prefeitura de Toledo investiu na aquisição da área R$ 3.637.240,10 que serão quitados em três vezes, com vencimento sempre no mês de março. Do evento participaram vereadores, secretários municipais e representantes de entidades.

A área adquirida está localizada na Avenida da União, próxima ao Hospital Regional, que está em fase de conclusão. A próxima etapa é a doação do terreno para a UFPR, ato que deve ocorrer ainda no mês de abril. “Esta ação encerrará o trabalho da Prefeitura no que tange o trabalho para efetivarmos a vinda do UFPR e o curso de Medicina. A partir deste momento tudo ficará a critério da Universidade”, disse o prefeito Beto Lunitti.

Beto aproveitou a ocasião para relatar todo o empenho de servidores e entes políticos para que a conquista se concretizasse. “Desde o primeiro contato com a reitoria da UFPR, proporcionado pelo ex-deputado Elton Welter, passando pela confecção de um material de convencimento produzido pela Denise Campos (Secretaria de Saúde), Selma Becker (Chefe de Gabinete) e Rosselane Giordani (Secretaria de Comunicação) que resultou na vinda de uma comitiva da universidade ao nosso município, outros atores políticos que intercederam em Brasília, junto ao Ministério da Educação, e tantos outros que nos foram parceiros nesta trajetória”, frisou.

Todo este trabalho foi enaltecido pelo gerente da unidade Coamo de Toledo, Marino Mugnol. Segundo ele, a cooperativa vem realizando diversos investimentos e não é o perfil da entidade se desfazer de bens. “Porém, o prefeito Beto (Lunitti), da mesma forma que em outras etapas, foi competente na hora de negociar esta área”. Marino enalteceu a importância da vinda da UFPR para Toledo e que a negociação terminou bem e o resultado será benéfico para todos. Beto pediu ao presidente da Coamo que agradecesse ao diretor presidente José Aroldo Gallassini, o vice-diretor, Cláudio Rizzatto, e o diretor secretário, Ricardo Calderari pela presteza com que trataram o assunto.

Já o presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Dorfschmidt, afirmou que o momento é histórico, por sua importância ao município. “Assim como nas demais ações. Essa, por exemplo, dá uma resposta efetiva aos questionamentos quanto a falta de médicos em Toledo. O que estamos pensando e projetando são ações efetivas para os problemas do município e o prefeito tem todo o apoio da Câmara Municipal”. Dorfschmidt afirmou ainda, que a conquista demonstra às pessoas a seriedade das ações e compromisso do Governo Municipal e que a Câmara Municipal se coloca a disposição para estudar, de forma prioritária, os pedidos do Executivo em relação a esta demanda.

Construção do Futuro

Conforme o prefeito Beto Lunitti a conquista promoverá uma transformação na vida de muitos toledanos. “Esse campus e o curso de Medicina não só promoverá o desenvolvimento e qualificação da saúde de Toledo. Ele oportunizará as nossas crianças e jovens estudar em um curso de Medicina gratuito de uma das mais renomadas Universidades do país, e o melhor, sem sair de Toledo”, comentou.

Emocionado, o prefeito destacou que esse é mais um passo para um futuro transformador. “Nosso esforço diário é para criar ambientes favoráveis para uma saúde, uma educação, qualidade de vida e desenvolvimento cada vez melhor para os toledanos, e não pensamos apenas no hoje, mas principalmente no amanhã, no futuro, e por isso nem sempre somos compreendidos em nossas decisões, mas temos a convicção de que estamos no caminho certo. Essa semana um secretário me disse: prefeito essa conquista vale todo o seu mandato. Eu realmente estou feliz por ser prefeito nesse momento”, finalizou ele.

Anuncio gene 2