A ‘Lei do Silêncio’ foi um dos temas pautados para a reunião. Um dos apontamentos foi a necessidade da aquisição de equipamentos para a medição dos ruídos – decibelímetros – para a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), podendo ser utilizados pelos demais órgãos de fiscalização. Será realizada uma consulta ao Conselho Municipal de Meio Ambiente para que os aparelhos sejam comprados com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
O vice-prefeito Adelar Pelanka disse que a situação do barulho nas madrugadas é preocupante. “Algumas pontos da cidade, como o Parque Ecológico Diva Paim Barth e regiões próximas a locais que vendem bebidas ou promovem shows, acabam se tornando ponto de aglomeração de pessoas. Os comércios estão amparados pela Lei, porém as pessoas utilizam os sons automotivos, em vias públicas próximas, causando problemas para a população”. Pelanka sugeriu uma parceria entre as forças de segurança e os setores responsáveis na Prefeitura para coibir o problema.
O prefeito Beto Lunitti defendeu que as ações conjuntas entre a PM e a GM, neste caso e em outros, podem solucionar as demandas em relação à segurança. “Com ações que somam as forças da GM, PM e também a Polícia Civil, oferecemos mais segurança aos cidadãos”. Beto ainda destacou que o município tem investido na ampliação do sistema de vídeo monitoramento para dar mais tranquilidade para as pessoas. “Tudo isso, segundo nos relatou o major Beserra, contribui para que os resultados sejam melhores”.
Nova sede
Outro assunto que pautou o encontro foi a nova sede do 19º Batalhão. “Tínhamos a intenção de edificar a 1ª Companhia em um terreno repassado pela Prefeitura, porém, por ser uma área adequada, optamos em encaminhar a solicitação para a construção do Batalhão no local”, informou o comandante do 19º, Major Leonel José Beserra. A doação do terreno foi aprovada pela Câmara de Vereadores, por meio da Lei “R” Nº 28, de 2014, encaminhada pelo Executivo Municipal.
O imóvel possui 5.746,30 metros quadrados e está localizado no Loteamento Passarini IV, no Jardim Porto Alegre. O pedido já foi encaminhado à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (SESP/PR), que está preparando o estudo de viabilidade da obra. “É um momento de felicidade sabermos que a nossa intenção, que era contarmos com um espaço para a 1ª Companhia, serviu para algo até maior do que imaginávamos”, comentou Beto.
A previsão é que sejam investidos aproximadamente R$ 500 mil na nova estrutura, que contará com estande de tiro, salas de aula para formação dos novos policiais militares, entre outras dependências. “Ainda temos outra vantagem. A nova sede ficará próxima a sede da Secretaria Municipal de Segurança (SMST), que já esta em construção, e como já desenvolvemos diversas ações em parceria, esta proximidade só trará benefícios”, comentou Beserra.
Comemoração dos 10 anos
2015 marca os 10 anos da implantação do 19º Batalhão da Polícia Militar em Toledo. Para comemorar a data, o comando prepara uma série ações. Acontecerão dois torneios, um de futebol suíço e um de tiro, um baile de gala e a instituição da medalha do 19º Batalhão. “Estamos prevendo o início para o mês de junho ou julho. O baile acontece no dia 29 de agosto”, informou o major Beserra. A data de aniversário é 31 de agosto.