A partir desta sexta-feira (27), está disponível em todos os portais do governo do Estado, um canal direto para que os cidadãos denunciem, pela internet, casos de corrupção em órgãos do Executivo. A denúncia pode ser feita pelo site ou clicando no banner “Denuncie Corrupção”, disponível no site da Controladoria Geral do Estado (CGE) e no Portal da Transparência. O canal foi ativado na quarta-feira (25).
Ao clicar no banner, o usuário é direcionado a um formulário onde pode fazer a denúncia de forma identificada, sigilosa ou anônima. Quem detém informações de agentes públicos envolvidos em situações ilícitas pode também utilizar o telefone 0800 41 11 13. Após o preenchimento, é disponibilizado um número de verificação para que a pessoa que denunciou possa acompanhar o processo.
“É importante que as denúncias sejam consistentes, já que após comprovada a participação de agentes públicos em casos de corrupção serão tomados todos os procedimentos cabíveis e ele deverá responder pelos seus atos”, explicou o coordenador de Transparência, Controle Social e Prevenção à Corrupção da CGE, Gerson Luiz Ferreira Filho.
Após a denúncia, as equipes da CGE farão uma análise das informações, para então enviá-las ao órgão em que o agente esteja lotado para que seja aberta uma sindicância. Se for comprovada, abre-se então um processo administrativo e a investigação será encaminhada ao Ministério Público ou a uma delegacia.