Para que os jovens que participam do Programa Florir Toledo conhecessem melhor as finalidades das plantas medicinais, na quinta-feira (26) eles tiveram uma oficina sobre o assunto. Ministrada pela coordenadora do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos de Toledo, Elenir Rudeck, a atividade ocorreu durante todo o dia, tendo atividades teóricas e práticas. O objetivo era mostrar para os jovens as diferenças que existem nas plantas medicinais que são produzidas na estufa do Florir Toledo.
Com a conversa, os jovens aprenderam as formas de uso correto das plantas, além das diferenças de cada uma. “Foi explicado para eles o que é uma planta medicinal, os cuidados que devem ser tomados, a forma de utilização e o nome popular e científico de cada uma”, informou Elenir Rudek. Na ocasião os jovens puderam tirar as dúvidas sobre o uso correto das plantas, além de aprender a diferença de cada uma que é cultivada por eles na estufa do Florir Toledo.
Da atividade participaram os 53 jovens que atualmente fazem parte do Florir Toledo. “Eles puderam conhecer as plantas, suas finalidades e uso correto”, comentou o coordenador do Florir, Oséias Soares dos Santos. Segundo ele, a atividade ainda contribui para uma das propostas do programa, que é o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. “Eles aprendem no Florir como funciona e acabam comentando e divulgando esse tipo de tratamento com a família e amigos”, afirmou.