Encerrou neste domingo (29) a primeira etapa do II Circuito Municipal de Voleibol Professor Walter Isernhagen. A competição realizada desde a quarta-feira (25) no Ginásio de Esportes Hugo Zeni, reuniu sete equipes masculinas que se enfrentarão em mais duas etapas, cada uma com premiação e contando pontos para a última fase. O evento foi organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL).
Segundo um dos organizadores, o professor da SMEL, André Van de Sand, o Circuito tem por objetivo deixar as equipes profissionais de Toledo sempre em contato com o esporte. “Os atletas que compõe a seleção oficial toledana jogam por essas equipes e dessa forma eles estão sempre jogando e também se preparando para as competições oficiais que acontecem durante o ano”. Além de André, os professores Marcos Assunção, Reinaldo Bento e João Carlos Beloto organizaram a competição.
Nesta primeira fase, o primeiro lugar ficou com a equipe Palotina Esportes. O segundo lugar foi conquistado pela equipe Prati Volei, seguido pelo Colégio Incomar. A premiação foi em medalhas. O professor André comentou que, a próxima etapa está prevista para acontecer em junho. “Não podemos marcar com exatidão a próxima etapa, pois precisamos conciliar com os jogos oficiais da Federação Paranaense”, explicou.
O evento, conforme a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, se destacou pelo ótimo desempenho e o alto nível técnico das equipes. “Todos estão muito bem preparados e as equipes disputaram as partidas com ótimo desempenho, mostrando a preparação forte que tem esse esporte em nosso município”.
Marli também comentou a importância que o voleibol toledano tem em todas as categorias. “Vemos cada vez mais atletas com ótimo desempenho. Desde as escolinhas que fazem o trabalho de iniciação até a nossa equipe profissional que é destaque em muitos campeonatos”, ressaltou. Segundo Marli, os quatro atletas de voleibol que hoje estão no Programa Atleta na Universidade mostra a força do esporte em Toledo.
Homenagem
O encerramento da competição no domingo (29) foi marcado com uma homenagem especial feita pela SMEL e pelas equipes ao atleta Jeferson de Paula (Mano). Jeferson competiu no municipal de 2014 e faleceu em setembro, durante os Jogos abertos do Paraná. Antes de cada uma das três partidas a organização do evento respeitou um minuto de silêncio para homenagear Jeferson e também o ex-atleta toledano Airton Fruhauf, que faleceu no início deste ano.
Na ocasião, um troféu de homenagem foi entregue à família de Jeferson que representou Toledo na equipe oficial de voleibol durante muitos anos e que sonhava em disputar uma partida no reformado Ginásio de Esportes Hugo Zeni, casa do Voleibol de Toledo.
A secretária Marli também homenageou o Mano, pedindo autorização para nomear uma Estação Saúde a ser instalada em Toledo com o nome do atleta. “Desde que assumi a SMEL mantemos o compromisso, junto com o prefeito Beto Lunitti, de nomear praças esportivas com nome de atletas ou profissionais do esporte toledanos já falecidos”, comentou.