A primeira etapa do Circuito Municipal de Mini-Vôlei, que aconteceu no último sábado (28), no Clube Toledão, teve a participação de quase 300 crianças. O evento foi organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL), e contou com o apoio da Associação de Voleibol de Toledo (Avotol) e do Projeto Bom de Vôlei com patrocínio da Bombel. A competição mostrou a intensidade do trabalho de iniciação ao esporte levado a sério e Toledo.
Para o coordenador da competição e técnico da SMEL, Marcos Assunção, embora a primeira etapa tenha sido prejudicada em razão da greve na rede estadual, que teria afastado os atletas das escolinhas, a participação foi muito boa e mostrou bom nível de jogos com crianças motivadas. “Estamos cumprindo nosso objetivo com esse projeto e trazendo além das crianças, pais e amigos para acompanhar e os professores estão apostando numa ótima temporada para a nossa base”, frisou.
Assim como para as crianças que participaram da competição, o projeto de iniciação ao esporte em Toledo é, muitas vezes, o primeiro contato de atletas ao vôlei e que podem ser destaque no futuro, como os toledanos Leonardo Dallagnol e Lucas Loh, que jogam em grandes clubes mundiais, inclusive na seleção brasileira. “Esses grandes atletas já passaram por essa competição e hoje são um estímulo para as crianças”, comentou Marcos.
Os técnicos da SMEL, João Carlos Beloto e André Van de Sand também auxiliaram da organização e destacaram a importância da competição. “Este é o primeiro contato deles com o voleibol e daqui sairão muitos atletas para o rendimento. Hoje as equipes adultas dos Jogos Abertos e Jogos da Juventude possuem atletas que disputaram esse circuito”, afirmaram.
Em seu 15º ano de realização, o Circuito é considerado uma vitrine de atletas, tanto no município como para outras cidades, já que a competição contou com a participação de cerca de 30 crianças de Palotina, que conta com um projeto semelhante. “Para nós é uma honra e um aprendizado enorme participar de uma competição dessa importância que apresenta os nossos futuros atletas”, disse Marcio Braga, técnico de Palotina.
O técnico Robson Reis, do Clube Toledão, disse também que foi uma boa etapa e um teste importante no ano em que a competição passou a realizar as disputas no mesmo período para os naipes masculino e feminino diferente do ano passado quando eram divididas por período. “Foi um teste muito bom aonde vimos às famílias presentes e isso fortalece o evento”, disse.
Classificação
A primeira etapa do Circuito foi disputada nas categorias 2002 (4x4), 2003, 2004 e 2005 (3x3) com crianças acima de oito anos de idade. Das oito categorias, os atletas do Colégio La Salle tiveram o melhor aproveitamento e vencerem em quatro categorias, conquistando o pódio em todas. Palotina garantiu pódios em duas categorias e Colégio Incomar em outras duas categorias. Também participaram crianças do Ceju/Coopagro, Ação Social São Vicente de Paulo, Escolinha Hugo Zeni e Colégio Alfa.
Segundo o técnico do Colégio La Salle, Vandir Dall Pozzo, o colégio retomou o projeto no ano passado e tende a melhorar ainda mais nas próximas etapas. “Acredito que temos muito a explorar nessa modalidade que durante muitos anos exportou grandes atletas para grandes equipes”, comentou o técnico que é o criador do Projeto Bom de Vôlei, parceiro do Circuito.
A próxima etapa do Circuito está programada para o dia 24 de abril, no Colégio Incomar.
CLASSIFICAÇÃO POR CATEGORIA
FEMININO
2002
1º lugar - Palotina
2º lugar – La Salle 2
3º lugar – La Salle 1
2003
1º lugar – La Salle 6
2º lugar – La Salle 5
3º lugar – La Salle 8
2014
1º lugar – La Salle 9
2º lugar – La Salle 8
3º lugar – Toledão 7
2005
1º lugar – Incomar
2º lugar – Toledão 1
3º lugar – Palotina 1
MASCULINO
2002
1º lugar – Palotina
2º lugar – La Salle
3º lugar – Incomar
2003
1º lugar – Incomar
2º lugar – Palotina
3º lugar – La Salle 5
2004
1º lugar – La Salle 6
2º lugar – La Salle 8
3º lugar – La Salle 7
2005
1º lugar – La Salle
Texto: Assessoria/redação Casa de Notícias
Fotos: Assessoria