Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Construção de emissários resolve problema da erosão em Novo Sarandi

Prefeitura investe R$146 mil e finaliza implantação de emissários das galerias pluviais no distrito de Novo Sarandi

30/03/2015 - 18:17


A falta da continuação das galerias pluviais no distrito de Novo Sarandi ao longo do tempo ocasionou o surgimento de voçorocas nas laterais das estradas rurais, formadas pela variação da resistência à erosão, que em geral é devido a pequenas mudanças na elevação ou declividade dos terrenos. Para resolver esse problema e evitar danos mais contundentes ao meio ambiente e às lavouras, a Prefeitura de Toledo investiu R$146 mil na implantação de emissários das galerias pluviais naquele distrito.

O secretário de Infra-Estrutura Rural, Lidio Michels informou que toda a água pluvial da vila de Novo Sarandi era depositado em um reservatório (açude) a céu aberto, esse reservatório tinha aproximadamente quatro metros de profundidade e apenas uma saída pequena, causando além dos danos ambientais, vários riscos de saúde e segurança para a população. “Não podíamos deixar essa situação se estender por mais tempo, então o prefeito autorizou os investimentos e foram feitos vários emissários, dando assim o destino correto para a água das chuvas no Rio Guaçu”, explicou o secretário.

Na última quinta-feira (26) o prefeito Beto Lunitti, acompanhado de secretários de Governo, foi pessoalmente vistoriar a conclusão das obras e certificar que essa demanda antiga daquela comunidade tenha sido sanada. “Novo Sarandi tinha uma necessidade histórica de resolver os problemas pluviais da comunidade. Mas, mais que isso, era uma questão de saúde pública. Ao adotarmos essas medidas emergenciais com a instalação de 290 metros de emissários, pois as voçorocas nestes locais se encontravam em estágio avançado, também evitamos a proliferação do mosquito da dengue ao acabarmos com os acúmulos de água que favoreciam os criadouros do mosquito”, declarou o prefeito.

Beto Lunitti lembrou ainda que Novo Sarandi está recebendo muitas obras de melhorias em sua estrutura. “Nós já viabilizamos 15km de pavimentação asfáltica, a readequação de dois trechos que totalizam cerca de 8 km. Essa região está recebendo uma infra-estrutura para o Pólo de Processamento de Pescado, melhoramos as questões de saúde, entre tantas outras políticas públicas”, destacou Beto.

O Secretário de Infraestrutura Rural completou que “o prefeito tem dado uma atenção especial para que o homem do campo possa permanecer lá e fazer isso com renda e qualidade de vida”, destacou Lídio Michels.

Para entender

Emissário é um sistema de captação de águas pluviais por meio de “bocas de lobo” ou “bueiro”, conduzida por um sistema de galerias até o ponto de lançamento sem ocasionar danos ao meio ambiente.

Voçoroca é a evolução de processo erosivo intenso causado pela concentração de enxurradas em depressões mal protegidas que acumula grandes volumes de águas a uma alta velocidade ocasionando perdas de solo agrícolas, reduzindo a produção e aumento acentuado no acúmulo de sedimentos dos rios.

Os serviços de emissários das galerias do Distrito de Novo Sarandi foram executados pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) e financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Anuncio gene 2