Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Agentes comunitários de saúde se juntam na atuação do combate à dengue

As orientações estão sendo repassadas durante essa semana para que cada agente inicie as visitas em sua região de atuação

30/03/2015 - 18:20


A Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias está intensificando os trabalhos para controlar os casos de dengue no município. Para isso, os agentes comunitários de saúde (ACS’s) do município irão atuar como agentes de combate às endemias (ACE’s) na visita dos domicílios toledanos. As orientações estão sendo repassadas durante essa semana para que cada agente inicie as visitas em sua região de atuação. Nesta segunda-feira (30) o trabalho foi realizado na Unidade Básica de Saúde da Vila Pioneiro com os agentes da Vila Operária, Jardim Maracanã e do Centro.

Segundo o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, o trabalho de integração está sendo realizado para que todos estejam mobilizados nas ações. “As visitas e orientações à população são muito importantes para que os cuidados sejam intensificados”.

Taylon ressaltou que, em toda a região o número de casos da doença tem se elevado, com sete municípios apresentando mais casos que Toledo. “Temos municípios próximos de uma epidemia, por isso estamos trabalhando muito a conscientização, tendo em vista que os moradores de Toledo e dos outros municípios costumam transitar muito entre as cidades próximas”, afirmou.

Para a agente Márcia Teixeira, é muito importante que as pessoas entendam os cuidados necessários. “A gente já visita para levar informações sobre saúde e agora vamos falar especificamente sobre a dengue, que é um cuidado extremamente importante”. Segundo ela, todos devem se unir para evitar uma epidemia. “A gente faz nosso trabalho e a população deve fazer a sua também. Com apenas 10 minutos é possível fazer uma limpeza geral no quintal e evitar os focos”, comentou.

Ações de Combate

Atualmente a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias atua com bloqueios químicos e mecânicos em visitas as moradias. O objetivo é a eliminação de focos com recolhimento de possíveis criadouros do mosquito transmissor e de aplicação de inseticida com equipamento costal manual. Um trabalho intensivo é realizado em um raio de 150 metros dos locais em que foram identificados casos suspeitos.

Histórico

Dos casos já confirmados, onze foram registrados no Jardim Concórdia, onze no Jardim Europa, cinco no Centro, dois na Vila Operária, dois no Jardim Maracanã, dois no distrito de Novo Sobradinho, dois na Cerâmica Prata e um no Jardim Santa Clara IV, Jardim Gisela, Jardim Porto Alegre, Jardim Independência, Vila Industrial, Jardim Tocantins, Jardim Panorama, São Peregrino e Tancredo I.

Anuncio gene 2