São mais de 100 entidades que estão contribuindo com o projeto, entre elas a OAB, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, entre outros. “Somos instituições que tem grande contato com a comunidade, dessa forma podemos auxiliar no projeto para que a Reforma Política aconteça”, comentou o vigário Geral da Diocese de Toledo, padre Hélio Bamberg.
A proposta tem quatro pontos principais: proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do financiamento democrático de campanha; eleições proporcionais em dois turnos; paridade de gênero na lista pré-ordenada; e fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.
“O nosso ponto fundamental é que realmente reforce que a reforma política é importante para todo o país, é importante que façamos essa discussão”, comentou padre Hélio. Segundo o vigário a reforma política faz parte de um dos temas da Campanha da Fraternidade de 2015, em que o lema é “Eu vim para servir”. “Nós temos ciência de que ajudar é necessário, e conscientizar a sociedade sobre esse tema e a importância dele é de fundamental importância”, disse.
Entre os dias 20 e 29 de março, foi feita a Semana de Mobilização pela Reforma Democrática. Apesar desta ação já ter finalizado as assinaturas continuam sendo recolhidas em todo o país. “Ainda não temos um número exato de quantas assinaturas foram recolhidas somente em Toledo, mas em todo o Brasil elas já chagam a quase um milhão”, informou o presidente da OAB de Toledo, Flávio Furlan. Segundo ele, como diversas entidades estão auxiliando na divulgação do projeto, está avançando com uma rapidez muito grande.
Além disso, o presidente ainda comentou que é importante que esta discussão seja feita com a comunidade. “Nós temos a necessidade de alterar o nosso sistema eleitoral, para que nele não haja mais falhas ou não esteja propenso a fraudes”, disse. “É importante agilizarmos a reforma política no nosso país”.
Como participar
As assinaturas estão sendo recolhidas em diversos pontos do município, como as paróquias, a sede da OAB em Toledo, na Unioeste, entre outras instituições. Para participar basta preencher o formulário com nome e o número do título de eleitor. “A pessoa pode entrar no site da OAB, onde ela é direcionada para um link em que está a ficha de inscrição, ou entrar diretamente no site da Coalizão pela Reforma Política Democrática”, comentou Frulan.
Além disso, para quem quiser conhecer mais sobre o projeto de lei e as ações que estão acontecendo em todo o Brasil, podem entrar no site da Coalizão e ter maiores informações de todas as atividades que o movimento tem desenvolvido no país.