O projeto se refere principalmente no que se diz respeito ao financiamento de empresas, inclusão política das mulheres e aperfeiçoamento da democracia participativa. O debate, que fará parte do âmbito do Ciclo de Debates Universidade e Sociedade da Unioeste, será realizado a partir das 19h e abordará o Projeto de Lei de inciativa popular que propõe uma reforma política efetiva.
Segundo o diretor do CCHS, Rosalvo Schutz, essa discussão foi planejada já no ano passado, mas que esse é o momento certo para sua realização. “Atualmente a sociedade está vivendo um momento de revolta e esse é o momento certo de canalizar as forças para a conquista de uma mudança concreta no cenário político”. Conforme o diretor, um dos objetivos é levar informação suficiente, apontando todas as questões, para que as pessoas entendam e façam parte do movimento por meio da assinatura do abaixo assinado e fortalecendo a proposta de reforma política.
O encontro contará com uma mesa composta pelo Padre Hélio José Bamberg, representando a CNBB, o professor Osmir Dombrowski, representando a Unioeste e representantes da OAB, além de alguém representando a sociedade civil. “Eles iniciarão abordando o tema e apontando as questões e seus posicionamentos. Depois o debate será aberto ao público presente interessado em participar”, explicou Rosalvo.
Papel da Universidade
O diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unioeste (CCHS), Rosalvo Schutz comentou ainda sobre o papel da Universidade pública no processo de transformação e amadurecimento político da sociedade. Segundo ele, também é função da instituição de ensino superior de proporcionar momentos e espaços de debates sobre questões de interesse da comunidade. “Acreditamos que os temas prementes na sociedade precisam ter espaço na Universidade pública para debater, mas a Universidade não pode se fechar em si, por isso o evento é aberto ao público, fortalecendo o vínculo entre sociedade e instituição”, ressaltou.
Segundo Rosalvo, a partir disso, os acadêmicos, professores e pesquisadores também se envolvem nas questões de debate, indo além das pesquisas, exercendo seu papel social. “Esse é um momento de esclarecimento, visualização e politização e fortalecimento com a sociedade, onde a universidade contribui para o amadurecimento político local”, destacou.
Ciclo de Debates Universidade e Sociedade
O Ciclo de Debates Universidade e Sociedade é um projeto que existe na Unioeste desde 2012. Em cada evento, acadêmicos, professores, pesquisadores e sociedade civil se juntam para debater algum assunto que esteja em destaque, seja no cenário local ou externo.
A agenda já conta com mais um encontro, marcado para o dia 24 de abril. O tema do debate será “a importância cultural, econômica e social das Universidades Públicas na região oeste do Paraná”.