Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

5º Edição do Projeto de Contação de História “Semeando Sonhos” inicia na próxima quarta

O projeto tem como principais objetivos proporcionar um momento lúdico e de reflexão e fomentar o gosto pela leitura

31/03/2015 - 17:52


Na quarta-feira (01) começa a 5º edição do Projeto de Contação de História Semeando Sonhos. O projeto é realizado pela Biblioteca Pública Municipal – Extensão Pioneiro. O projeto tem como principais objetivos proporcionar um momento lúdico e de reflexão e fomentar o gosto pela leitura. 

Neste ano serão atendidas aproximadamente 900 crianças dos 3º, 4º e 5º anos das Escolas Municipais Carlos João Treis, José Pedro Brum (CAIC), Reinaldo Arrosi e Tancredo Neves, nas quartas-feiras no período matutino das 9h às 10h e no período vespertino das 14h às 15h. Será contada a História “O Pinto Sura”, de Monteiro Lobato, e na sequencia será proporcionado um momento para que a criança reflita sobre a história. Logo após esses exercícios os alunos terão um tempo para conhecer o espaço da biblioteca. 

A história será contada pela Assistente em Biblioteca, Silvia Moreira Corrêa da Cruz com a colaboração e o envolvimento de Renan Destri Trombella e Isaíra Silva dos Santos, que compõe a equipe da Biblioteca.

O Pinto Sura

A história ‘O Pinto Sura’ aborda o tema do preconceito tanto social como o preconceito com as pessoas deficientes, pois narra a história de um pintinho que sofria com o preconceito no galinheiro só porque era sura (sem rabo). Ele resolve, então, procurar o rei e leva um papel pensando ser uma cartinha. No meio do caminho vai se encontrando com outros personagens e os levando de carona em sua bolsinha. Entretanto, ao chegar ao palácio, o rei, depois de observá-lo e examinar a “carta” e ver que era um “papelzinho sujo apanhado no lixo”, chama os guardas e ordena que o “Pinto Sura” seja trancado no galinheiro para, no dia seguinte, ser “enviado para a panela”. O nosso herói enfrenta o rei e seus soldados e volta para o galinheiro. Ao chegar ao lugar onde nascera, surpreende-se com a gentileza com que é recebido e, percebe, então, que a sua viagem havia durado muito tempo e que agora ele já não era um pintinho, mas um galo de crista no alto da cabeça e esporas nos pés.

Anuncio gene 2