Com o objetivo de formar novos árbitros, a Federação Paranaense de Voleibol (FPV), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) realizará um curso de Formação de Árbitros de Voleibol em Toledo. A atividade acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de abril, na Escola de Administração Pública do Município (Escola de Governo). Para os interessados, as inscrições ainda estão abertas e vão até o dia 19 de abril.
Para quem quiser participar, basta ter mais de 18 anos e estar interessado, contou o técnico desportivo da SMEL, André Van de Sand. “O nosso objetivo é formar mais árbitros, porque temos uma demanda muito grande, já que em todo o país, e aqui na região principalmente, são diversas as competições que envolvem a modalidade”, comentou. Segundo o técnico, após o curso, a pessoa se torna um profissional e pode atuar nos jogos, podendo até subir de nível. “Os técnicos começam como árbitros regionais, mas conforme forem trabalhando, podem chegar a serem árbitros nacionais e internacionais”, afirmou.
O curso acontecerá durante o dia inteiro nos três dias, e contará com aulas práticas e teóricas. “Será estudada toda a parte de regras, o que pode e o que não pode. Mas também haverá a parte prática, que deverá acontecer no Campeonato Estadual Sub 17, que estará acontecendo em Toledo nos mesmos dias”, falou Van de Sand. Porém, segundo as regras da FPV, para o árbitro estar apto a apitar, ele deverá superar a avaliação teórica com nota superior a 70 pontos; para quem não atingir será fornecido certificado de participação.
As inscrições estarão abertas até o dia 19 de abril (domingo) e devem ser feitas pelo site da FPV, ou pelo telefone (41) 3363-4653. Além disso, para ministrar o curso, virá um árbitro da Federação Paranaense de Voleibol e que já trabalha com competições nacionais.
E para os participantes do curso que são de outras cidades ou municípios vizinhos, a SMEL ainda disponibilizará alojamento gratuito.