Com o objetivo de minimizar os impactos ambientais, valorizar os recursos naturais, promover a conservação do ambiente, sua fauna e flora nativa, a Prefeitura de Toledo abriu, na quarta-feira (01), o processo licitatório para a implantação do Parque Linear Sanga Pinheirinho. Serão investidos aproximadamente R$ 650 mil no projeto de urbanização e preservação ambiental. Serão utilizados recursos próprios e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), via projeto Caminhos do Parque.
A Sanga Pinheirinho é afluente do Rio Toledo (principal curso d’água do município), tem sua nascente no bairro Pinheirinho, próximo ao Jardim Maracanã, e percorre as regiões do Jardim Pinheirinho, Jardim Europa/América, Vila Pioneiro e Vila Operária, tendo sua foz no Rio Toledo, próximo ao Jardim Concórdia.
O prefeito Beto Lunitti declarou que o propósito maior dos investimentos é garantir qualidade de vida para a população e para as futuras gerações. “Nessa região nós temos uma grande concentração de pessoas e o nosso objetivo é proporcionar ações que tragam desenvolvimento sustentável e felicidade para as pessoas. Com esse investimento vamos promover espaços de lazer e convivência social aliados à preservação ambiental, proporcionando uma melhora na qualidade de vida do cidadão”, frisou Beto.
Nos últimos anos houve um aumento da Área de Preservação Permanente (APP) às margens da Sanga Pinheirinho, devido aos trabalhos dos Órgãos Ambientais, no intuito de preservar os cursos hídricos do município, e sua biodiversidade local, em respeito à legislação ambiental. Somente nessa semana a Secretaria de Meio Ambiente de Toledo recolheu cerca de 20 toneladas de entulhos e lixo às margens da Sanga Pinheirinho. Com a implantação do parque pretende-se proteger os recursos hídricos pertencentes à Bacia da Sanga Pinheirinho, assim como sua biodiversidade local.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Leoclides Luiz Roso Bisognin a previsão do aumento populacional desta região e os impactos decorrentes da urbanização, bem como a atual ocorrência de diversas infrações ambientais cometidas na extensão da Área de Preservação Permanente da Sanga Pinheirinho, como invasões, disposição ilegal de resíduos, corte de vegetação, entre outros impactos, tendem a alterar gradativamente o espaço natural restante. “O Parque Linear é um incentivo para que as pessoas tenham um espaço de lazer e ao mesmo tempo contribuam com o cuidado desses recursos naturais tão importantes para nós”, declarou.
Extensão
A extensão total da Sanga Pinheiro compreende 1.591,69. O Parque Linear terá a implantação de ciclovias totalizando 1.509,91 metros, e a calçada (passeio) somam 1.517,65 metros. Está integrada ao Parque Linear da Sanga Pinheirinho a rotatória do Loteamento Barcelona, com área de preservação de 7.853,98 metros quadrados. As obras de calçadas a serem implantadas no entorno da rotatória totalizam 984,77 metros quadrados.
O secretário de Planejamento Estratégico, Jadyr Claudio Donin, informou que, como complementação do projeto, serão implantados jardins paisagísticos no entorno da rotatória. Esses jardins serão realizados por meio do Programa Florir Toledo, com recursos do município.
Praça
Uma praça também integrará o Parque Linear da Sanga Pinheirinho. A área de execução da Praça compreende 296,21 metros e está localizada ao lado da Centro Municipal de Educação Infantil Professora Ana Maria Zorzo Luckmann. Essa futura praça terá interligação com o Parque Frei Eusébio, e proporcionará continuidade na extensão da ciclovia e o passeio.