Em Toledo as ações de combate a Dengue são ininterruptas. Com um aumento dos casos no início deste ano – 79 confirmados –, a Prefeitura incorporou ao trabalho da Coordenação de Controle e Combate às Endemias da Secretaria de Saúde ações intersetoriais de diversas secretarias e entidades. O número elevado é ainda menor que o de 2013, quando a atual gestão assumiu em meio a uma epidemia da doença – na ocasião foram registrados 235 casos.
Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, com ações intensivas, a Prefeitura conseguiu diminuir drasticamente o número de casos em 2014, quando ocorreram apenas 22. “Já em 2015 o número está em 79 casos e as ações de combate não param. Estamos trabalhando principalmente com a conscientização da população. Bloqueios químicos e mecânicos, além de mutirões de limpeza, que estão acontecendo diariamente por meio da atuação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE’s)”.
Para garantir eficiência nas ações de combate e de conscientização, o Governo Municipal apostou no trabalho intersetorial contra a doença. “Todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) estão mobilizados no combate, realizando visitas e notificações, além de orientar os toledanos sobre os cuidados e como agir em casos suspeitos. Também contamos com a colaboração das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Comunicação, entre outras, e diversos órgãos governamentais e entidades que realizam ações em parceria para combater a doença”, explicou o prefeito Beto Lunitti ao pedir a colaboração da população.
Ações
Entre as atividades realizadas diariamente pela Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias está a visitação, orientação e mutirões de limpeza. O supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, destacou que na segunda-feira (6) foi dia de conscientização no Jardim Bressan. “Estamos trabalhando com o envolvimento da comunidade a fim de sensibilizar sobre os riscos da doença”. Na terça-feira (7) as ações chegam ao interior.
Em Boa Vista, a equipe da Prefeitura prevê a realização de palestra e atividades de orientação e conscientização na Unidade Básica de Saúde (UBS) e na Escola Municipal. “Estas ações vão acontecer a partir das 9h com a intenção de mobilizar todos no cuidado contra a doença”, destacou ele.
O Mutirão de Limpeza, importante ferramenta para eliminação dos focos de proliferação do mosquito, também atua durante a semana. Atualmente a região da Vila Operária tem recebido as ações. “Os moradores são avisados com antecedência para que limpem os quintais e coloquem todos os possíveis recipientes que acumulem água nas calçadas para que possamos recolher”, explicou Pereira.
A Coordenadoria também atua com bloqueios químicos e mecânicos em visitas as moradias. O objetivo é a eliminação de focos com recolhimento de possíveis criadouros do mosquito transmissor e de aplicação de inseticida com equipamento costal manual. Um trabalho intensivo é realizado em um raio de 150 metros dos locais em que foram identificados casos suspeitos.
Histórico
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município, dos casos já confirmados, 25 foram registrados no Jardim Europa, 15 no Jardim Concórdia, seis no Centro, seis no Jardim Gisela, seis na Vila Operária, cinco no Jardim Santa Clara IV, cinco no Distrito de Sobradinho, dois casos no Jardim Panorama, dois no Jardim Maracanã e um na Vila Industrial, Jardim Porto Alegre, Jardim Independência, Jardim Tocantins, Cerâmica Prata e São Peregrino, cada.