O domingo (12) vai ter muito sertanejo raiz em Toledo. A Secretaria de Cultura leva ao palco do Centro Cultural Ondy Niederauer, na Vila Pioneiro, às 20h, o ‘Palco da Viola’. A noite vai contar com os shows do Grupo Revolução Acústica Viola de Ouro e da dupla convidada Luis Cláudio e Mariano. O intuito é proporcionar aos amantes da moda de viola um momento especial. A entrada é franca.
Na proposta do Projeto Palco da Viola, em cada apresentação o Grupo Revolução Acústica Viola de Ouro dividirá o palco com duplas e artistas convidados. Sobre o repertório, o violeiro e líder do Viola de Ouro, Gilmar Paradela, disse que ele foi escolhido de forma a prender a atenção do público. “É um programa muito agradável para fazer com as famílias e amigos se reúnam para apreciar a boa música caipira”. Gilmar ainda acrescentou que ao contrário do que muitos pensam o sertanejo raiz não é só aquele que fala de bois e vida na roça. “É uma viagem no tempo, com lembranças que povoam a mente de muitos que viveram sua infância no campo. Como pratico a música desde criança sinto-me satisfeito em promover ao público estas experiências e emoções”, explicou.
A realização do evento na Vila Pioneiro tem o objetivo de promover e descentralizar as atividades culturais. “A realização do ‘Palco da Viola’ no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer é uma demanda dos próprios moradores da Vila Pioneiro e uma forma da Secretaria de Cultura levar diversão e lazer para as famílias daquela região, mas também de outros bairros”, explicou a servidora municipal Iria Schwarzbold.
A secretária responsável pela Cultura em Toledo, Rosselane Giordani, acrescentou que as diversas expressões culturais, entre elas a música sertaneja raiz, tem ganhado espaço e a Prefeitura apóia as várias expressões artísticas. “Temos grupos folclóricos, movimentos de cultura de rua, gauchescos, de música raiz e todos precisam do seu momento. Agora estamos auxiliando na realização deste evento, como promovemos tantos outros, sempre com intuito possibilitar aos cidadãos toledanos o acesso à cultura”. Rosselane disse também que o projeto havia sido iniciado ainda no ano passado, por meio do Grupo Revolução Acústica e agora, com o apoio da Secretaria de Cultura, a intenção é que mais grupos e duplas mostrem seu trabalho.
O Palco da Viola já tem mais datas marcadas. Após a apresentação do próximo domingo (12), também estão agendadas apresentações no dia 10 de maio (Dia das Mães); 14 de junho; e 09 de agosto (Dia dos Pais).