Abril mal começou, mas Toledo já está planejando ações para o próximo mês. É que o movimento Maio Amarelo deve contar com diversas ações no município, por meio da atuação da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST). O objetivo será chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, especialmente em Toledo.
O Departamento de Trânsito e Rodoviário da SMST pretende realizar durante o mês de maio a distribuição de materiais como adesivos da Campanha. “Vamos colá-los durante as blitzes educativas do próximo mês, aproveitando para realizar orientação aos motoristas”, explicou o diretor do departamento de Trânsito e Rodoviário, Fabiano Faria.
A intenção é integrar todos os funcionários públicos nas atividades de conscientização. “Vamos distribuir adesivos de peito a eles, para que utilizem durante o mês e promovam um maior alcance do movimento às pessoas”. Também serão confeccionadas camisetas para as equipes de trabalho nas blitzes e quem estiver envolvido na campanha. Além disso, os materiais, como panfletos, do último ano serão aproveitados na Campanha 2015.
Faria salientou ainda, que a intenção do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. “Queremos colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, finalizou.
Maio Amarelo
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula os cidadãos a promoverem atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.