O Conselho Municipal sobre Drogas de Toledo (COMAD) decidiu em reunião, nesta terça-feira (07), os preparativos para o I Seminário Regional sobre Drogas de Toledo. O evento tem previsão de ser realizado no dia 26 de junho, no Teatro Municipal. Participarão do encontro, além de Toledo, os outros municípios que compõe a 20º Regional de Saúde. A intenção do Seminário é fazer a discussão sobre o uso das drogas em um plano mais amplo do que este que é discutido atualmente.
Para a realização dessa discussão, o Seminário contará com mesas redondas, discussões com profissionais na área da saúde, além de apresentações culturais. “A nossa intenção para este primeiro seminário é discutir a realidade local que temos sobre o uso e o tráfico de drogas”, informou a secretária do COMAD, Leila de Fátima Machado. O objetivo é ampliar a discussão. “Não queremos falar somente das drogas que já são tão faladas diariamente, mas também focar em outras que são pouco citadas, como o álcool e o tabaco”.
Segundo ela, após a realização do seminário, a intenção é ampliar a discussão e realizar no município outros eventos sobre a temática, como uma conferência municipal e um fórum intermunicipal. “Porém, para realizarmos esses eventos, precisamos primeiro fazer esse seminário, discutindo a realidade local, para depois abrangermos outras áreas e assuntos”, disse.
Atualmente, Toledo é o único município da 20º RS que conta com um Conselho Municipal sobre Drogas. “Por isso vamos convidar também os outros municípios. Cada um terá um número de vagas para participar do Seminário”, comentou Leila. Já para Toledo, os debates estarão abertos para toda a comunidade. “Chamaremos o público em geral, pessoas que trabalham na saúde, educação, assistência social, associações de bairros”.
As inscrições poderão ser feitas a partir do final de maio, pelo site do município de Toledo. “Já estamos providenciando com o setor responsável para que no site haja um link do COMAD, onde as pessoas poderão clicar, fazer a inscrição e também saber mais do Seminário”, contou Leila. As inscrições são gratuitas.