Toledo sediará, de 21 a 25 de setembro, a IX Mostra de Circo de Toledo e o Il Festival Nacional de Circo Social. Os dois eventos vão contar com apresentações no Teatro Municipal e outros palcos alternativos, incluindo o centro e bairros, oficinas e mesas redondas sobre o tema circo social e projetos desenvolvidos em Toledo e na região. Para tratar assuntos referentes à organização do evento, na quinta-feira (8) o prefeito Beto Lunitti recebeu representantes dos projetos circenses do município e da Secretaria Municipal de Educação (SMED) para discussão da IX Mostra de Circo e o 2º Festival Nacional de Circo Social.
A Mostra, já tradicional em Toledo, oportuniza a divulgação dos projetos sociais da região, nascidos a partir do trabalho iniciado em Toledo, há 23 anos, com a implantação do projeto Circo da Alegria da Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa. O evento também proporciona a troca de experiências entre os participantes. Neste ano, a exemplo do que já aconteceu em 2014, acontece simultaneamente a a segunda edição do Festival Nacional de Circo.
Um dos assuntos tratados foi a viabilidade financeira do evento, estimada em aproximadamente R$ 100 mil. A Prefeitura de Toledo, segundo o prefeito Beto Lunitti, subsidiará a Mostra e o Festival de Circo com R$ 66 mil, investidos em materiais necessários para o encontro. “A arte circense de Toledo é muito importante, o contexto de educação, assistência social e desenvolvimento físico nos traz jovens com melhores condições e rendimento educacional elevado. Toledo é destaque nesta área por meio de projetos circenses que deram certo. Por isso somos parceiros e vamos apoiar a realização desta atividade”, comentou.
Esta importância das atividades circenses no município, principalmente a transformação social que o Circo da Alegria, projeto que funciona junto com a Escola Municipal Anita Garibaldi, foi destacada pela secretária da SMED, Tania Elisete de Grandi. “A região do Jardim Europa possui muito de nossos alunos e podemos ver o desenvolvimento diferenciado das crianças da nossa unidade educacional (Anita Garibaldi) a partir do envolvimento com o Circo da Alegria. A Mostra e o Festival contribuem para que as pessoas conheçam ainda mais todo este trabalho”, expôs.
As apresentações da Mostra serão realizadas nos períodos da manhã e da tarde. Um dos coordenadores do Circo da Alegria, Dado Guerra, após a reunião disse que neste ano o espetáculo será melhor, contado com atletas profissionais de alto nível técnico. “Motivo de orgulho não nos falta. Nossos alunos estão mais preparados e teremos show’s surpreendentes”. O evento ainda contou com a presença do diretor da Anita Garibaldi, Júlio César Braun.