Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Assembléia do Ciscopar definiu novo contrato com Hospital Bom Jesus para garantir o não fechamento de leitos de UTI

Na ocasião os municípios definiram um novo contrato com o Hospital Bom Jesus para garantir o funcionamento de 16 leitos de UTIs

10/04/2015 - 17:27


Na quinta-feira (09) o prefeito Beto Lunitti se reuniu com os demais prefeitos da região em assembléia extraordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). Na ocasião os municípios definiram um novo contrato com o Hospital Bom Jesus (HBJ) para garantir o funcionamento de 16 leitos de Unidade Intensiva de Tratamento (UTIs). Os atendimentos de média e alta complexidade são obrigação das esferas estadual e federal, respectivamente, mas devido à alegação do HBJ de não ter condição de manter os atendimentos nos leitos, os municípios tomaram a decisão de subsidiar.

O novo contrato definiu que cada município pague pelo atendimento a seus cidadãos o equivalente a R$ 800,00 dia. Segundo o prefeito Beto Lunitti, a situação deve se estender somente até o fim do ano. “Enquanto isso vamos continuar a buscar soluções e diálogo com o Governo do Estado e o Governo Federal para que possamos solucionar os problemas do Hospital Bom Jesus, que é referência para os municípios do Ciscopar”.

Ao todo, o Governo Municipal estima investir no período cerca de R$ 1,5 milhão para garantir o atendimento dos toledanos. “Não temos esse recurso previsto no orçamento, mas vamos fazer os cortes necessários em outros investimentos programados, pois entendemos que a vida dos nossos cidadãos é a nossa prioridade e nosso maior bem. Também contamos com a sobra de recursos da Câmara Municipal no fim do ano para este fim”, comentou o prefeito.

O Hospital Bom Jesus alega que os atrasos dos pagamentos pelo Governo do Estado impossibilitam manter os leitos em funcionamento, pois a instituição filantrópica conta com problemas financeiros e não consegue sustentar os serviços sem o recebimento. Com o pagamento individual dos municípios, os atendimentos continuarão a ser realizados conforme a disponibilidade de leitos, sempre com ocupação máxima.   

Anuncio gene 2